As novelas mais importantes da TV brasileira

As novelas brasileiras fazem sucesso em todo o mundo, seja pelo alto padrão de qualidade ou até mesmo pelas diferentes histórias e assuntos abordados…

Por Editorial MDT em 23/12/2011

As novelas brasileiras fazem sucesso em todo o mundo, seja pelo alto padrão de qualidade ou até mesmo pelas diferentes histórias e assuntos abordados ao longo das tramas. Essas novelas acabaram ganhando o público e se tornando uma verdadeira paixão nacional. Há muito tempo, as novelas são usadas para fazerem criticas contra diversos assuntos, para ditar moda, opinião e até prestar serviços sociais. Confira uma lista das novelas mais marcantes e importantes da televisão brasileira.

☰ CONTEÚDO

Roque Santeiro

A trama sobre o falso-herói, considerado santo na cidade fictícia de Asa Branca, ganhou grande destaque em todo o Brasil e se tornou um clássico das telenovelas brasileiras. A trama lançada em 1975, deveria ter estreado dez anos antes, mas devido a censura de governo teve que ser adiada. Roque Santeiro era uma novela muito engraçada, que servia como uma critica de Dias Gomes para a realidade brasileira, além de criticas a igreja Católica, e aos políticos, tudo com muito humor. A trama fez tanto sucesso, que na exibição de seu último capítulo teve quase 100% da audiência nacional.

Pecado Capital

A primeira novela das 20h, colorida, foi lançada em 1975, e mudou os rumos das telenovelas brasileiras, que normalmente vinham com um final lindo e feliz. A trama da renomada autora Janete Clair inovou e trouxe um final trágico, com uma linha de suspense bem amarrada, que prendeu a atenção do público e da audiência do primeiro ao último capítulo.

Gabriela

A novela de 1975, escrita por Walter George Durst, baseada na obra de Jorge Amado, conta a história de uma bela jovem, batalhadora e muito sensual. A trama foi eleita pela Rede Globo, como a novela que iria comemorar os dez anos da emissora e por isso ganhou um cuidado maior, como uma cidade cenográfica feita especialmente para ela, além da escolha do elenco e da trilha sonora com rigoroso padrão de qualidade. A trama ainda conta com a conhecida cena da jovem Gabriela em cima do telhado com seu vestidinho curto, essa seja talvez umas das cenas mais picantes entre todas as novelas produzidas naquela década.

Guerra dos Sexos

Guerra dos Sexos possui uma cena que até hoje é lembrada como um das melhores e mais memoriáveis cenas da teledramaturgia brasileira. Na trama de Silvio de Abreu, lançada em 1983, houve uma importante cena em que os grandes atores Fernanda Montenegro e Paulo Autran faziam uma verdadeira guerra de comida.

Top