As mentiras contadas nas redes sociais sobre os protestos As mentiras contadas nas redes sociais sobre os protestos

As mentiras contadas nas redes sociais sobre os protestos

Desde os primeiros dias do mês de junho, uma série de protestos tomou conta de todo o Brasil, com centenas de milhares de manifestantes…

Por Andre em 28/06/2013

Desde os primeiros dias do mês de junho, uma série de protestos tomou conta de todo o Brasil, com centenas de milhares de manifestantes indo às ruas para protestar, inicialmente, contra os preços das passagens e os péssimos serviços prestados no transporte público.

O criador do Facebook teve uma foto de 2010, na qual agradecia aos usuários do Facebook, utilizada em uma montagem na qual apoiava a causa brasileira (Foto: Divulgação)

No decorrer do mês, o coro dos manifestantes foi ganhando novos alvos, como a PEC 37, projeto que retirava do Ministério Público o poder de investigação; a corrupção na política; e o excesso de gastos com a construção e a reforma de estádios para a Copa do Mundo, entre outros.

A cantora Beyoncé também foi vítima das brincadeiras (Foto: Divulgação)

Além de mostrarem a insatisfação do povo brasileiro em relação a diversos assuntos, tais manifestações também serviram para confirmar a força da internet e das redes sociais, já que todos os protestos foram organizados e divulgados por meio do Facebook, principalmente.

Por outro lado, da mesma forma que serviram para propagar as ideias dos manifestantes e organizar novos encontros por todo o país, as redes sociais também foram utilizadas para divulgar várias mentiras, montagens e brincadeiras envolvendo todos os acontecimentos.

Textos supostamente escritos por famosos

Texto atribuído ao apresentador Jô Soares, que andou circulando pelo Facebook (Foto: Divulgação)

Entre as mentiras contadas nas redes sociais sobre os protestos, chamaram a atenção alguns textos atribuídos a gente famosa, apoiando ou criticando as manifestações, como o caso de um texto supostamente escrito pelo apresentador Jô Soares.

Compartilhado via Facebook, o texto trazia sugestões para os torcedores que estão frequentando os estádios nos jogos do Brasil na Copa das Confederações, pedindo a eles para que cantassem o hino nacional de costas e levantassem cartazes dizendo que o protesto não era contra a seleção e sim contra a corrupção.

Assim que tomou conhecimento do texto, Jô Soares tratou logo de desmentir a autoria da mensagem, afirmando, inclusive, que não possui perfil na rede social.

Fotomontagens

A imagem da cantora Lady Gaga, apoiando o casamento gay, foi outra usada nas montagens (Foto: Divulgação)

Outros boatos contados nas redes sociais sobre os protestos incluíram fotomontagens envolvendo famosos. Nas imagens falsas, diversas celebridades demonstravam seu apoio às manifestações no Brasil, sendo compartilhadas por milhares de internautas.

Avril Lavigne foi outra que, supostamente, estava apoiando as manifestações (Foto: Divulgação)

Entre os famosos que tiveram suas imagens incluídas nessas fotomontagens estão o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, as cantoras Lady Gaga, Beyoncé e Avril Lavigne, e o ator Arnold Schwarzenegger.

Até o ator Arnold Schwarzenegger teria apoiado os manifestantes, mas a foto verdadeira, à esquerda, desmascarou a mentira (Foto: Divulgação)

Para não compartilhar conteúdo falso e mentiras nas redes sociais, fica a dica de pesquisar antes, usando o Google, por exemplo, se as informações postadas são realmente verdadeiras.

Top