As melhores viagens de trem no Brasil

As melhores viagens de trem no Brasil proporcionam uma experiência única aos viajantes. Os passeios recontam a história de alguns lugares e levam centenas…

Por Isabella Moretti em 06/04/2015

As melhores viagens de trem no Brasil proporcionam uma experiência única aos viajantes. Os passeios recontam a história de alguns lugares e levam centenas de pessoas às estações bem conservadas nos quatro cantos do país.

Com a popularização do ônibus, do carro e do avião, o trem ficou esquecido no mundo dos meios de transportes. Ele se tornou uma escolha para quem deseja mergulhar no contexto histórico das ferrovias brasileiras e apreciar as paisagens.

Hoje em dia, andar de trem se transformou em um atrativo turístico em algumas cidades brasileiras. A velha e boa conhecida “maria-fumaça” é uma atração turística que não pode faltar no roteiro.

O Brasil conta com 32 trens turísticos, que operam em 11 estados, situados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os turistas que participam dos passeios podem se acomodar em vagões simples ou sofisticados, tudo depende do valor pago na passagem. As viagens pelas ferrovias podem levar apenas alguns minutos ou horas.

Veja também: 7 passeios de trem mais incríveis do mundo

As melhores viagens de trem no Brasil

Confira a seguir as melhores viagens de trem no Brasil:

Trecho Campinas e Jaguariúna

O trajeto de Campinas até Jaguariúna, quando percorrido de trem, reserva emoções incríveis ao turista. As estações são bem conservadas e já foram usadas, inclusive, como cenários de novelas de época. O passeio envolve as principais fazendas de café da região.

Trecho Tiradentes até São João del Rei

Se você quer conhecer as mais belas paisagens do interior de Minas Gerais, então faça um passeio de trem com saída de Tiradentes até São João del Rei. A maria-fumaça percorre 12 quilômetros durante 40 minutos.

Trecho Mariana até Ouro Preto

Um passeio de trem imperdível é aquele que sai da cidade de Mariana rumo à Ouro Preto. A locomotiva explora as principais cidades históricas de Minas Gerais, através de uma viagem que leva em torno de uma hora.

Confira: Lugares Turísticos em Ouro Preto

Trecho de Viana até Araguaia

O território capixaba tem paisagens belíssimas, compostas por túneis, cachoeiras e trechos preservados de Mata Atlântica. O trem que sai de Viana e segue até Araguaia é uma ótima forma de apreciar as belezas do estado da serra do Espírito Santo.

Trecho de Bento Gonçalves até Garibaldi e Carlos Barbosa

As paisagens do sul do país podem ser apreciadas através do passeio de trem que parte de Bento Gonçalves até Garibaldi e Carlos Barbosa. Os vagões são sempre animados por grupos folclóricos.

Trem da Serra do Mar

Esse trem oferece a possibilidade de passear por um trecho preservado de Mata Atlântica. A locomotiva parte de Curitiba, no Paraná, e segue para a cidade histórica de Morretes. A viagem é longa, mas garante paisagens deslumbrantes.

Trem das Águas

O Trem das Águas parte da cidade de São Lourenço e segue rumo a Soledade de Minas. A viagem é embalada por música boa e lindas paisagens. Ao chegar ao destino, o turista pode comprar artesanatos ou mesmo saborear os pratos típicos de Minas Gerais.

Trem das Montanhas

Quem tem vontade de conhecer as belíssimas paisagens montanhosas do estado do Espírito Santo deve embarcar no Trem das Montanhas. A viagem começa em Viana, região metropolitana de Vitória, e segue para Domingos Martins e outros municípios capixabas.

Trem do Pantanal

Uma locomotiva perfeita para explorar a natureza é o Trem do Pantanal, que parte de Campo Grande. A viagem permite contemplar rios, cachoeiras e ipês floridos. Todo o percurso proposto é realizado em dois dias.

Leia mais: Viagem de Trem SP

Escolha uma das melhores viagens de trem no Brasil e conheça os lugares incríveis que cercam os trilhos.

Top