As melhores paisagens do Brasil

O Brasil é um dos mais belos países do mundo – fato. Então, como escolher as mais belas paisagens? Seriam necessárias páginas e mais…

O Brasil é um dos mais belos países do mundo – fato. Então, como escolher as mais belas paisagens? Seriam necessárias páginas e mais páginas para conseguir traduzir apenas uma pequena parte do que a nossa terra tem de belo. Da Serra Gaúcha aos Lençóis Maranhenses, da imponente Floresta Amazônia aos litorais forrados de coqueiros do Nordeste, das Chapadas ao Pantanal, o que não falta são paisagens estonteantes, de tirar o fôlego.

Decidimos então selecionar dois desses magníficos lugares para que você aprecie, conheça um pouquinho mais ou se inspire e vá visitar quando possível.

Rio de Janeiro.

Já foi? Se não foi, então vá… e rápido. A cidade é estonteante. Maravilhosa! Aliás, não é à toa que a marchinha de carnaval Cidade Maravilhosa tornou-se o hino oficial da cidade após a capital do país partir para Brasília. A escolha foi feita, na época, por votação popular. E muito bem feita por sinal. Há alguns lugares cuja paisagem são quase inexplicáveis, como, por exemplo, o pôr do sol visto da Pedra do Arpoador. Em dia de céu azul, por volta do fim da tarde, as pessoas começam a se aglomerar no local esperando o grande momento. A pedra fica lotada de gente e o sol vai descendo, por de trás do Morro Dois Irmão, lá do outro lado, na Praia do Leblon. Quando ele finalmente vai chegando próximo ao ocaso, um silêncio toma a praia. Todo mundo fica esperando o grande momento. Assim que o sol se põe definitivamente, uma chuva de aplausos percorre a pedra. Lindo e emocionante.

Outro lugar que ao chegar você fica hipnotizado é a Baía da Guanabara vista de cima do Corcovado. Nenhum pintor, por mais genial que fosse, conseguiria algo parecido. Um mar recortado por morro e cujo sol cinge de cores. Vê-se de lá o Pão de Açúcar, a ponte Rio – Niterói, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Um espetáculo sempre protegido sobre os braços da estátua que foi feita pelas mãos dos homens, mas que caiu como uma luva na paisagem.

E os Lençóis Maranhenses, então? Ele fica no litoral oriental do Maranhão e compreende os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo que o último é a porta de acesso para essa maravilha. Sua maior atração é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio das Preguiças. São 155 mil hectares de cenário exuberante, repleto de dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas tonalidades variam entre o verde e o azul. Os Lençóis Maranhenses parecem um grande deserto, mas só parecem, já que por lá chove muito. As lagoas mais conhecidas dos Lençóis Maranhenses são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, famosas pelas suas belezas e condições para banho.

Top