As frutas campeãs de antioxidantes

As frutas campeãs de antioxidantes podem te ajudar a ter uma vida mais saudável. Muitas pessoas não sabem, mas as frutas vermelhas são as…

Por Élida Santos em 29/09/2014

As frutas campeãs de antioxidantes podem te ajudar a ter uma vida mais saudável. Muitas pessoas não sabem, mas as frutas vermelhas são as campeãs quando o assunto é a quantidade de antioxidantes que elas possuem.  De acordo com informações de várias pesquisas cientificas realizadas sobre o assunto, essas frutas possuem várias substâncias que combatem diversas doenças, além de fazer muito bem para a saúde.

Confira as frutas campeãs de antioxidantes (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Frutas cítricas – antioxidantes

As frutas campeãs de antioxidantes

As frutas campeãs de antioxidantes nem sempre estão na sua dieta, mas nunca é tarde para começar a consumir elas. Os antioxidantes são moléculas que diminuem o dano oxidativo, ou seja, um processo que acontece por causa das substâncias chamadas de radicais livres, que ocasionam disfunção celular e acabam colaborando com o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e até o tão temido câncer. E justamente por combater esses males as frutas com oxidantes são essenciais na nossa dieta, já que oferecem proteção às membranas e outras partes celulares, retardando a reação de oxidação.

Saiba mais informações: Pele bonita: consuma frutas legumes e chás

 

As frutas campeãs de antioxidantes (Foto: Divulgação)

Vejas as frutas com maior quantidade de antioxidantes

Conheça as cinco frutas com maior quantidade de antioxidantes que conhecemos:

1 – Morango

Morango com leite condensado é a sobremesa perfeita na opinião de muitas pessoas. Acontece que a fruto por isso só é uma delícia e pode te dar mais saúde se consumido com frequência. O morango é uma fonte de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de ácido fólico. O morando possui ainda propriedades cicatrizante e diurética, ou seja: ajuda no emagrecimento.

2 – Uva

A uva é uma ótima fonte de potássio, além de ter o famoso antioxidante em grandes quantidades. Essa fruta é simplesmente a campeã quando o tema é a quantidade de compostos fenólicos, como as antocianinas e o resveratrol, que tem como função evita as obstruções nos vasos sanguíneos.

3 – Açaí

Não pense que vai poder comer açaí o tempo todo e sem limites, pois o açaí é extremamente calórico e deve ser consumido com moderação. Mas, apesar disso o açaí é ótimo para a sua saúde, pois é cheio de minerais como ferro, cálcio e potássio. Além disso, a fruta é rica em fibras, ácidos graxos insaturados e antioxidantes naturais que te ajudam a se manter com aparência mais jovem e por mais tempo.

4 – Amora

Amora é uma verdadeira delícia e muitos a elegem como a fruta predileta. Na amora você vai encontrar uma enorme quantidade de antioxidantes, como antocianinas, ácido elágico, ácido gálico e luteína. A amora é considerada uma aliada fervorosa na prevenção contra o câncer e com relação a doenças crônicas.

5 – Frutas cítricas

O rei das frutas cítricas quando o assunto é quantidade de antioxidantes é o limão. Mas você pode consumir outras frutas cítricas, como lima-a-pérsia, a laranja, a goiaba e o limão possuem vitamina C e bioflavonoides, que favorecem a microcirculação.

 

 

 

 

 

Top