As doenças mais comuns em gatos

Os gatos são animais independentes, brincalhões e manhosos. Por isso, muita gente os adota, principalmente quem mora em apartamentos, pois eles fazem menos sujeira…

Cuide bem da saúde do seu gato para que ele viva feliz por mais tempo. (Foto: Divulgação)

Os gatos são animais independentes, brincalhões e manhosos. Por isso, muita gente os adota, principalmente quem mora em apartamentos, pois eles fazem menos sujeira e bagunça, além de ocuparem menos espaço. Entretanto, assim como outros animais, são suscetíveis de serem contaminados por doenças características da espécie. Sendo assim, conheça as doenças mais comuns em gatos e saiba como tratá-las, porque ao contrário do que a crendice popular dita, os gatos não têm sete vidas.

E se o seu bichano anda mal-educado, leia: Dicas para Adestrar Gatos.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

O vírus da PIF é transmitido através do contato com as fezes de gatos contaminados ou do leite materno. Ele é altamente mortal e sem cura, contaminando o fígado, os rins, o sistema nervoso, o cérebro e o abdômen do bichano. Por isso, ele fica sem apetite, anêmico, magro e tem diarreias e febres constantes. Com o acompanhamento profissional, a vida do gato pode se estender por até dois anos.

Mantenha o seu gato longe das fezes de outros gatos para que ele não seja infectado. (Foto: Divulgação)

Imunodeficiência Felina (FIV)

O vírus da FIV, apesar de incurável, é tratável, deixando com que o animal viva normalmente, contanto que seja alimentado adequadamente com suplementos vitamínicos. Ele é transmitido por um gato infectado e seus sintomas são: emagrecimento, falta de apetite, febre e dificuldades respiratórias. Caso o seu gato seja contaminado por essa doença, mantenha-o em casa para que ele não a passe para outros felinos.

Síndrome Urológico Felino (SUF)

Essa síndrome engloba um conjunto de inflamações no sistema urinário contendo infecções, formação de cálculos renais, bloqueio da passagem da urina pela uretra entre outros. Os gatos portadores dela têm dificuldade ou são incapazes de urinar e, geralmente, não fazem as suas necessidades nos locais usuais ou apresentem sangue na urina. Essas doenças são bastante comuns e, por isso, são facilmente tratadas, principalmente se forem detectadas cedo. Porém, em casos extremos, a intervenção cirúrgica é necessária.

As doenças do sistema urinário são bastante comuns e tratáveis. (Foto: Divulgação)

Essas são as doenças mais comuns em gatos. Portanto, se o seu bichano apresenta um dos sintomas descritos, leve-o imediatamente ao veterinário para que ele seja diagnosticado e medicado urgentemente. Afinal, você o ama e quer vê-lo alegre, vivaz e ativo, não é mesmo?

Leia Também:  Óleos indicados para cada tipo de cabelo

E para se divertir um pouco com esses lindos bichinhos, veja: Gatos – Fotos Engraçadas.

 

Top