As datas comemorativas mais inusitadas

Você sabia que no dia 13 de julho é comemorado o Dia do Cantor de Música Sertaneja? E que o dia 24 de abril…

Por Andre em 26/12/2012

Você sabia que no dia 13 de julho é comemorado o Dia do Cantor de Música Sertaneja? E que o dia 24 de abril é dedicado a homenagear os animais de laboratório? Essas e tantas outras datas comemorativas dos calendários nacional e internacional costumam causar bastante estranheza.

Além das datas comemorativas tradicionais, também existem algumas bastante inusitadas (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Dia do Soldado – 25 de agosto – Duque de Caxias

Leia também: 3 de dezembro – dia internacional do portador de deficiência

Criadas para tirar sarro com a cara de alguém, para celebrar um dia histórico, para homenagear importantes profissionais ou simplesmente por falta de algo mais interessante para ser inventado, elas fazem parte de uma categoria de celebrações conhecida como as datas comemorativas mais inusitadas.

Dia da Anestesia Geral

Dia da Anestesia Geral - 30 de março (Foto: Divulgação)

Celebrado em 30 de março, o Dia da Anestesia Geral marca a data em que foi realizada a primeira cirurgia com anestesia geral, em 30 de março de 1842, aplicada durante os procedimentos para a retirada de um tumor do pescoço de um paciente.

Dia da Tia Solteirona

Dia da Tia Solteirona - 25 de setembro (Foto: Divulgação)

Se as crianças, os avós, as mães e os pais têm as suas próprias datas comemorativas, por que as mulheres solteiras não podem ter um dia exclusivamente dedicado a elas? A data, comemorada em 25 de setembro, tem origem desconhecida, mas a cada ano tem ganhado mais destaque.

Dia da Levitação

Dia da levitação - 16 de dezembro (Foto: Divulgação)

O médium escocês Daniel D. Home, que era bastante conhecido no Reino Unido durante a segunda metade do século XIX, por fazer objetos flutuarem, conseguiu a façanha de levitar para fora da sua casa, em Londres, no dia 16 de dezembro de 1868, episódio presenciado por várias pessoas. Desde então, no dia 16/12, comemora-se o Dia da Levitação.

Dia Mundial do Animal de Laboratório

Dia Mundial do Animal de Laboratório - 24 de abril (Foto: Divulgação)

Tendo fundamental importância no desenvolvimento da ciência, os animais de laboratório acabaram ganhando uma data especial, o dia 24 de abril, no qual são celebrados. A data também serve para protestar contra o uso deles em testes e pesquisas.

Dia do cantor de Música Sertaneja

Dia do cantor de música sertaneja - 13 de julho (Foto: Divulgação)

Na mesma data em que é celebrado o Dia Mundial do Rock, 13 de julho, passou-se a comemorar o Dia do Cantor de Música Sertaneja. De origem desconhecida, a data homenageia ainda os compositores da música de raiz.

Dia da Baiana do Acarajé

Dia da baiana do acarajé - 25 de novembro (Foto: Divulgação)

Um dos maiores símbolos da Bahia, as baianas do acarajé não só tiveram a profissão registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, mas também ganharam um dia só para elas: 25 de novembro.

Dia do Orgasmo

Dia do orgasmo - 9 de maio (Foto: Divulgação)

Criada na Inglaterra, como uma forma de discutir a satisfação sexual, a data serviu de inspiração para que um vereador de Esperantina, no Piauí, propusesse a celebração também no município, que foi acatada pelo prefeito. Dessa forma, no dia 9 de maio é celebrado o Dia do Orgasmo.

Dia Nacional do Fusca

Dia Nacional do Fusca - 20 de janeiro (Foto: Divulgação)

Um dos carros mais populares e mais vendidos do mundo tem, desde os anos 1980, uma data especial só para ele, 20 de janeiro, que a partir de 1996, também passou a integrar o calendário oficial de eventos de São Paulo.

Top