As 10 melhores universidades do Brasil 2012

PUBLICIDADE

O jornal Folha de S. Paulo lançou o seu primeiro ranking das universidades brasileiras, se baseando nas pesquisas realizadas pelo Datafolha. Vários critérios foram levados em conta para classificar as instituições públicas e particulares de ensino superior, numa lista com 50 nomes. O RUF (Ranking Universitário da Folha) considerou, por exemplo, pesquisa, reputação no mercado, ensino e inovação. Da relação formada por 50 universidades, apenas 9 são privadas.

USP lidera o ranking das melhores universidades brasileiras. (Foto:Divulgação)

Sem surpresas, USP é a melhor universidade do Brasil

De acordo com a avaliação da Folha, a USP (Universidade de São Paulo) é a melhor instituição de ensino superior do Brasil, conquistando 98,78 pontos na análise e as notas mais elevadas nos indicadores. Recentemente a USP também obteve o título de melhor universidade da América Latina e conquistou a 15ª posição no ranking mundial das instituições com presença e relevância na internet.

Veja também: USP é a instituição que mais instrui doutores no mundo

PUBLICIDADE

Ranking das melhores universidades do Brasil 2012

1º lugar: USP – Universidade de São Paulo
A instituição possui 240 cursos de graduação, 239 programas de pós-graduação e 98% dos professores com titulação de Doutorado. No RUF, a USP liderou nos aspectos de pesquisa, ensino e reputação no mercado de trabalho.

A UFMG conquistou a segunda posição no ranking. (Foto:Divulgação)

2º lugar: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Com a pontuação de 91,76, a instituição mineira sediada em Belo Horizonte conquistou o segundo lugar no ranking universitário da Folha. Atualmente a UFMG possui 75 cursos de graduação, 58 programas de doutorado e 68 programas de mestrado. O corpo docente é bem representado por mais de 2.200 doutores.

 3º lugar: UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
A instituição obteve nota 91 no ranking e com isso conquistou a terceira posição entre as melhores do Brasil. A UFRJ possui 157 cursos de graduação, 91 programas de mestrado e 82 programas de doutorado. Mais de 3 mil doutores integram o corpo docente da universidade.

4º lugar: UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A instituição, situada em Porto Alegre, obteve 88,73 pontos no ranking. Ela possui 97 cursos de graduação, 68 programas de doutorado, 71 programas de mestrado e 85% dos professores com título de doutores.

PUBLICIDADE

5º lugar: Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
A instituição conquistou o título de universidade mais inovadora e obteve 86,28 pontos no ranking geral. A Unicamp oferece 66 cursos de graduação e 60 programas de doutorado, 66 programas de mestrado. Dos professores, 98% são doutores.

6º lugar: UNESP – Universidade Estadual Paulista
Presente em todo o estado de São Paulo, a Unesp garantiu sua posição no ranking com uma pontuação de 83,97. A universidade, que está presente em 23 municípios, oferece 168 cursos de graduação, 108 programas de mestrado e 85 programas de doutorado.

7º lugar: UFPR – Universidade Federal do Paraná
A instituição, que recebeu nota 79,88, está presente em Curitiba e outras cidades paranaenses. Ela investe em 115 opções de cursos de graduação, 66 de mestrado e 40 de doutorado.

8º lugar: UnB – Universidade de Brasília
A UnB obteve a pontuação de 78,34 no ranking da Folha. A universidade aposta em 98 cursos de graduação, 82 programas de mestrado e 63 programas de doutorado. Dos professores contratados, mais de 1.800 são doutores.

9º lugar: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
A UFSC recebeu nota 77,95 e garantiu uma posição entre as dez melhores universidades do país. A instituição, com sede localizada em Florianópolis, possui 87 cursos de graduação, 56 programas de mestrado e 44 programas de doutorado. Dos professores que compõem o corpo docente, mais de 1.600 possuem titulação de doutores.

PUBLICIDADE
A UFPE é a única representante do Nordeste entre as 10 melhores universidades do Brasil. (Foto:Divulgação)

10º lugar: UFPE Universidade Federal de Pernambuco
Com 77,13 pontos, a instituição é a única representante do Nordeste entre as 10 melhores universidades do Brasil. A UFPE é sediada em Recife e atualmente conta com 96 cursos de graduação, 65 mestrados e 45 doutorados.

Leia mais: Usp e Unicamp Estão na Lista das Melhores Universidades do Mundo

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.