As 10 melhores companhias aéreas do mundo

É comum ficar em dúvida na hora de escolher uma companhia aérea, afinal, o mercado oferece muitas opções para viajar de avião. Para fazer…

Por Isabella Moretti em 19/07/2012

É comum ficar em dúvida na hora de escolher uma companhia aérea, afinal, o mercado oferece muitas opções para viajar de avião. Para fazer a escolha certa, o passageiro deve levar em conta alguns aspectos, como a qualidade do atendimento e a segurança dos voos.

As empresas de transporte aéreo que operam no Brasil e no exterior possuem diferenças entre si. Enquanto umas prezam pela pontualidade dos voos, outras se preocupam em oferecer promoções para aquecer a venda de passagens aéreas. A eficiência dos serviços de bordo e as tecnologias disponíveis nas aeronaves também são pontos que se distinguem de uma companhia para a outra.

Saiba mais: As principais companhias aéreas do Brasil

Diante da dificuldade para escolher a melhor empresa de aviação, a World Airline Awards realizou um levantamento e montou um ranking com as 100 melhores companhias aéreas do mundo. Para elencar os nomes e definir as primeiras posições, foram avaliadas várias pesquisas de satisfação feitas, considerando 200 empresas que atuam na área de transporte aéreo no mundo todo. Os questionários, que abordavam fatores como conforto, preços das passagens e serviços prestados, permitiram coletar de dados de mais de 18 milhões de pessoas.

Como já era de se esperar, nenhuma das companhias brasileiras apareceu entre os dez primeiros colocados. O nome da TAM se destacou  apenas na 32ª posição do ranking. Azul e Avianca também garantiram seus lugares entre as 100 melhores do mundo.

Veja também: Passagens Baratas Companhias Aéreas Internacionais

Ranking das 10 melhores companhias aéreas do mundo

Dez empresas se destacaram nas pesquisas que mediram os níveis de satisfação dos passageiros. Confira:

1º Lugar: Qatar Airways
Eleita a melhor companhia aérea do mundo, a Qatar Airways possui uma frota de 108 aviões, mas espera aumentar este número em breve. Graças aos novos investimentos, a tendência é que a empresa consiga dobrar o seu número de aeronaves até 2014. A Qatar mantém sua sede no Oriente Médio e opera em 82 destinos.

2º lugar: Asiana Airlines
Embora possua uma frota pequena, formada por apenas 75 aviões, a companhia coreana conquistou a segunda posição no ranking e comprova que os seus clientes estão satisfeitos com os serviços.

3º lugar: Singapore Airlines
A terceira melhor companhia do mundo mantém a sua sede em Singapura, conta com uma frota de 97 aeronaves e opera em 90 localidades.

4º lugar: Cathay Pacific Airways
A empresa de transporte aéreo mantém sua sede em Hong Kong, na China. Possui uma frota de 111 aeronaves e fornece voos para 92 localidades.

5º lugar: ANA All Nippon Airways
A maior companhia de voos domésticos do Japão também é a quinta melhor do mundo. Ela opera com 181 aeronaves em 71 destinos, mas espera ampliar sua abrangência com novos investimentos.

6º lugar: Etihad Airways
Apesar de possuir poucas aeronaves, a companhia dos Emirados Árabes Unidos ganhou fama por oferecer serviços exclusivos para a primeira classe.

7º lugar: Turkish Airlines
Esta companhia da Turquia se tornou conhecida pelos comerciais com celebridades, mas os seus serviços também agradam os passageiros. Atualmente, 184 aviões da Turkish Airlines estão em atividade.

8º lugar: Emirantes
Considerada a maior companhia do Oriente Médio, a Emirantes conta com 174 aeronaves e tem expectativas de crescimento para os próximos anos.

9º lugar: Thai Airways International
A companhia tailandesa, que obteve um lucro enorme no primeiro semestre de 2012, opera com 90 aeronaves e conquistou a satisfação dos passageiros.

10º lugar: Malaysia Airlines
Esta empresa de transporte aéreo é da Malásia e opera em mais de 100 localidades.

Top