Artrose no joelho: sintomas, como cuidar

A artrose é uma doença muito comum, principalmente em indivíduos idosos. Porém, ela também pode estar presente em praticantes assíduos de esportes de impacto.…

A artrose é uma doença muito comum, principalmente em indivíduos idosos. Porém, ela também pode estar presente em praticantes assíduos de esportes de impacto. Conheça mais sobre a artrose no joelho, incluindo seus sintomas e tratamentos.

Conheça os sintomas e as causas de artrose no joelho.

A obesidade é um fator de risco para a artrose no joelho. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a artrose

A artrose é o desgaste da cartilagem de uma articulação, que leva a diminuição do arco de movimento. A artrose do joelho geralmente é uma lesão comum entre os corredores após anos de exercícios intensos. Essa região do corpo é muito acometida pelo problema de desgaste devido a seu constante uso no esporte, além do esforço durante as atividades diárias.

Aprenda a reconhecer os sintomas da artrose do joelho

A artrose é uma doença muito comum entre os indivíduos idosos, mas pode se manifestar em qualquer fase da vida. Em geral, ao decorrer dos anos, a cartilagem articular do joelho vai sofrendo desgaste natural devido ao seu constante uso, variando de intensidade e gravidade, de pessoa a pessoa. Quando o problema se instala, o indivíduo pode apresentar:

  • Dor local;
  • Derrame articular (água no joelho);
  • Alteração do alinhamento normal das pernas – pernas arqueadas ou em forma de X;
  • Perda do movimento completo de flexão e extensão;
  • Rangidos durante a movimentação dos joelhos.

    A fisioterapia é um tratamento sintomático para a artrose no joelho. (Foto: divulgação)

Conheça quem está mais predisponente ao problema

As mulheres são mais acometidas pela artrose de joelho que os homens. Até o momento, os estudos não conseguiram comprovar a razão para essa distinção. A obesidade é outro fator diretamente relacionado com a artrose, pelo simples fato de sobrecarregar a articulação. Outro fator relacionado é a hereditariedade, ou seja, caso uma pessoa possua um pai portador de artrose, esse indivíduo está mais propenso a desenvolver o problema. Além disso, pessoas que sofreram traumas nos joelhos também possuem maior risco em desenvolver artrose no joelho.

Leia Também:  Salto Alto x Saúde

Tratamento para artrose no joelho

De acordo com especialistas, as principais medidas para a prevenção e o combate a artrose do joelho, são a perda de peso, o fortalecimento muscular e evitar os impactos fortes. O uso de analgésicos, a realização de fisioterapia e hidroterapia são tratamentos sintomáticos, ou seja, que ajudam a aliviar a dor devido ao problema. Até o momento não existe tratamento eficaz para combater a artrose no joelho. É importante mencionar que, uma vez estando a articulação desgastada, não há tratamento que consiga reverter a lesão causada.

Os corredores são os mais acometidos pela artrose do joelho. (Foto: divulgação)

A artrose do joelho é um problema muito comum em nosso meio e necessita de tratamento especial. Por isso, diante de qualquer sintoma característico, é ideal buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar graves consequências a essa articulação tão importante.

Conheça os sintomas da osteoartrose.

 

Top