Artrite infantil: saiba mais sobre o problema

Artrite infantil: saiba mais sobre o problema

Ao contrário do que as pessoas pensam, a artrite não é uma doença que afeta apenas pessoas idosas, ela pode atingir até crianças menores…

Por Editorial MDT em 03/07/2013

Ao contrário do que as pessoas pensam, a artrite não é uma doença que afeta apenas pessoas idosas, ela pode atingir até crianças menores de um ano. Quando o problema afeta indivíduos muito jovens, menores de 16 anos, é denominado artrite reumatoide juvenil. Saiba mais sobre a artrite infantil.

A artrite em crianças pode causar dores nas articulações. (Foto: divulgação)

Artrite infantil e sintomas

A artrite infantil é uma doença que acomete desde crianças recém-nascidas até adolescentes de 16 anos. Os sintomas apresentados são febre alta, rigidez da articulação, inchaço na região e dor. Quando a doença não é tratada corretamente, pode interferir no crescimento, causando danos na estrutura óssea e cartilaginosa.

Geralmente a febre é intermitente e surge ao anoitecer, debilitando muito a criança. Devido à febre e a dor, o pequeno pode ficar mais irritado, além de ocorrer diminuição do apetite, cansaço e perda de peso. Infelizmente, a doença não tem nenhuma causa conhecida. Sugere-se que os fatores infecciosos, imunológicos, hereditários, genéticos e endócrinos possam estar relacionados no surgimento do problema. Na maior parte dos casos, a artrite atinge crianças de 18 meses a 3 anos de idade, sendo que a maior incidência é em meninas. Entenda como tratar a artrite.

A artrite pode causar febre na criança. (Foto: divulgação)

Como tratar a artrite infantil

Quanto mais as articulações forem atingidas, pior será o prognóstico. O tratamento é baseado na diminuição das sequelas que podem acometer crianças com artrite reumatoide juvenil para que sua vida social não seja afetada.

O tratamento deve ser feito com uma equipe multidisciplinar, que utiliza medicação, fisioterapia e exercícios. A cirurgia também é indicada em casos mais graves.

Os portadores de artrite devem ter atenção redobrada, já que podem apresentar inflamação na íris que é detectada através de um exame oftalmológico. Esse problema pode causar cegueira e por isso todas as crianças portadoras de artrite reumatoide devem fazer um acompanhamento rigoroso com um oftalmologista.

O médico deverá ser consultado para tratar a artrite. (Foto: divulgação)

A artrite infantil é uma doença séria que deve ser tratada para evitar problemas mais graves. Os pais devem levar a criança ao médico, ao menor sinal de articulação inchada ou quando reclamar de dores nessa região. As orientações médicas devem ser seguidas criteriosamente, além dos exercícios prescritos. Alguns remédios gratuitos contra a artrite podem ser encontrados em hospitais e postos de saúde. Procure mais informações com seu médico.

Top