Artistas brasileiros que mais venderam discos

O Brasil tem grandes músicos, que conquistam legiões de fãs e fazem shows por todo território nacional. Alguns artistas foram capazes de bater recordes…

Por Isabella Moretti em 04/09/2013

O Brasil tem grandes músicos, que conquistam legiões de fãs e fazem shows por todo território nacional. Alguns artistas foram capazes de bater recordes e garantiram os seus nomes entre os brasileiros que mais venderam discos.

Tonico & Tinoco. (Foto:Divulgação)

A lista dos recordistas de vendas de discos no Brasil valoriza os artistas nacionais com as maiores vendagens no formato físico. Recentemente, a associação responsável pela pesquisa também começou a contabilizar os álbuns comercializados na versão digital, ou seja, através de download na internet.

Artistas nacionais que mais venderam discos

Confira a seguir os artistas brasileiros que mais venderam discos ao longo da carreira:

Tonico & Tinoco
A dupla sertaneja Tonico & Tinoco ocupa o primeiro lugar na lista, com um total de 150 milhões de cópias comercializadas. Ao longo de 60 anos de carreira, eles realizaram 1000 gravações, que foram distribuídas em 83 discos.

A dupla chegou ao fim quando Tonico caiu da escada da escada do prédio onde morava e morreu, em 1994. Tinoco, por sua vez, faleceu em maio de 2012, aos 91 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória.

Roberto Carlos
Roberto Carlos é o artista brasileiro que mais vendeu discos e ainda continua em atividade. O músico, que se consagrou na Jovem Guarda, teve 120 milhões de cópias comercializadas ao longo da carreira.

Nelson Gonçalves. (Foto:Divulgação)

Nelson Gonçalves
Nelson Gonçalves foi um cantor e compositor brasileiro, que alcançou a marca de 75 milhões de discos vendidos. A sua canção de maior sucesso foi “A volta do boêmio”. O músico começou a realizar suas apresentações em 1941 e teve uma carreira brilhante. O seu falecimento aconteceu em 1998, aos 78 anos, em virtude de um infarto agudo do miocárdio.

Rita Lee
A quarta posição no ranking é ocupada por Rita Lee, que já vendeu 55 milhões de cópias ao longo de sua carreira e ainda continua em atividade. Ela está com 65 anos de idade e é conhecida como a rainha do Rock.

Xuxa
Xuxa começou a carreira no mundo da música em 1984, com o objetivo de conquistar o público infantil. A rainha dos baixinhos vendeu 30 milhões de cópias e continua em atividade. O trabalho Xou da Xuxa 3, de 1988, é o segundo álbum brasileiro mais vendido de todos os tempos.

Chitãozinho e Xororó
Os irmãos Chitãozinho e Xororó começaram a carreira em 1970 e fizeram história na música sertaneja. Atualmente eles estão um pouco afastados dos holofotes, mas já venderam 30 milhões de discos.

Raça Negra
A banda Raça Negra, especializada em pagode e samba, começou a buscar espaço no cenário musical em 1983. O grupo continua em atividade e já vendeu 30 milhões de cópias.

Maria Bethânia. (Foto:Divulgação)

Maria Bethânia
Maria Bethânia é um dos grandes nomes da MPB. Ela começou a cantar em 1965 e se tornou a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de cópias de um único álbum. Ao todo, ela vendeu 26 milhões de cópias de discos.

Amado Batista
Amado Batista começou a cantar profissionalmente em 1975 e até hoje vendeu 22 milhões de cópias. O cantor romântico tem canções de grande sucesso, como “Fruto do nosso amor” e “Princesa”.

Legião Urbana
O Legião Urbana se destaca como a banda de rock brasileira que mais vendeu discos, no período de 1982 a 1996. Foram 20 milhões de cópias comercializadas.

Top