Arroz com queijo e brócolis

O arroz está presente na mesa dos brasileiros todos os dias. A dupla de arroz e feijão não pode faltar nas refeições. No entanto,…

O arroz está presente na mesa dos brasileiros todos os dias. A dupla de arroz e feijão não pode faltar nas refeições. No entanto, o arroz, esse alimento tão importante, pode ser incrementado com outros ingredientes como queijo e brócolis. O brócolis é rico em fibras, possui substâncias antioxidantes, vitamina A e ácido fólico. Saiba como preparar uma receita com esses ingredientes. Esse prato, que é fácil de fazer e nutritivo, pode ser servido durante o almoço ou o jantar. Para acompanhar o arroz, você pode preparar um peixe grelhado ou assado.

Arroz com queijo e brócolis (Foto: divulgação)

 Arroz com queijo e brócolis

Receita 1

Ingredientes

 1 xícara (chá) de arroz

1/2 maço de brócolis cortados em pequeno buquês
2 xícaras (chá) de caldo de legumes fervente
1/2 xícara (chá) de queijo Minas cortado em cubos
3 colheres (sopa) de gergelim tostado

2 colheres (sopa) de azeite

Sal, a quantidade que for suficiente

Modo de preparo

Refogue o arroz com azeite em uma panela. Acrescente brócolis e refogue por mais um minuto. Junte caldo de legumes e cozinhe o arroz em fogo baixo, com a panela semitampada, até que o arroz fique macio. Solte o arroz usando um garfo, junte o queijo e o gergelim, misture e sirva. Essa receita tem 418 calorias por porção.

O arroz está presente todos os dias a mesa (Foto: divulgação)

Arroz com queijo e brócolis

Receita 2

Ingredientes

1 xícara de arroz

2 xícaras de chá de brócolis picados

2 xícaras de água fervendo

1/2 xícara de salsinha picada

4 dentes de alho picados

1/2 cebola picada

2 colheres (sopa) de creme vegetal light

3 colheres (sopa) de queijo ralado

1 colher de sopa de azeite

Sal, a quantidade que for suficiente

Modo de preparo

Em uma panela, esquente o creme vegetal e coloque a cebola até dourar. Adicione o arroz, misture bem e refogue por cerca de três minutos. Adicione a água fervente e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada. Caso a água seque e o arroz ainda esteja duro, acrescente mais 1/2 xícara de água fervente. Depois que o arroz ficar pronto, coloque os brócolis, o queijo ralado e mexa. Quando for servir o arroz, pode polvilhar o prato com salsinha.

Brócolis: um alimento nutritivo que é fonte de fibras (Foto: divulgação)


Top