Arroto e gases em bebês

É extremamente comum os bebês apresentarem arrotos ou gases intestinais, principalmente após se alimentarem. Apesar da sua alta prevalência, poucas mães sabem como reagir…

Os bebês comumente apresentam arrotos e gases.

É extremamente comum os bebês apresentarem arrotos ou gases intestinais, principalmente após se alimentarem. Apesar da sua alta prevalência, poucas mães sabem como reagir diante dessas situações. Confira algumas das dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Leia também: Flatulência e eructação – o que são? 

“Os bebês precisam arrotar?”

Os bebês, quando são amamentados, acabam engolindo ar junto com o leite. Além disso, o ar também pode entrar no sistema digestivo do pequeno durante as crises de choro. Por isso, para que o bebê não sinta os incômodos dos gases presos em seu estômago, é necessário realizar as manobras específicas para ajudar o bebê a arrotar.

“Existe alguma forma de saber que o bebê precisa arrotar?”

Durante a amamentação, o bebê pode parar de ingerir o leite e começar a chorar. Isso pode ser um sinal de que ele precisa arrotar. Outro problema é colocar o bebê deitado logo após ser amamentado, pois essa atitude pode piorar o acúmulo de gases, favorecendo o incômodo e dores;

“Os bebês que mamam nas mamadeiras tem mais gases?”

Sim. Normalmente, os bebês que mamam nas mamadeiras apresentam mais gases. Isso de deve a falta de controle do fluxo de leite que é ingerido por ele a cada mamada.

Continuar Lendo  Sombras coloridas: dicas para usar

“Como evitar que meu filho que mama na mamadeira tenha gases?”

A posição pode interferir na diminuição da ingestão do ar responsável pela formação dos gases. Assim, ao dar a mamadeira a seu filho, deixe-o em posição ereta, sempre mantendo a cabeça mais elevada que o resto do corpo. Outra dica é inclinar a mamadeira, de modo a deixar o bico fique sempre cheio de leite.

“Posso aumentar o buraco da mamadeira para facilitar a saída de ar e de leite?”

Não. Na verdade, os furos mais largos nos bicos das mamadeiras, podem contribuir com o aumento dos gases no bebê. Isso se deve ao maior fluxo de leite, impedindo que o pequeno tenha controle sobre ele.

O choro do bebê pode colaborar com a entrada de ar, aumentando os gases.

“É necessário colocar o bebê para arrotar no meio da mamada?”

Não. Caso não surja nenhuma intercorrência durante esse processo, evite incomodá-lo. Espere até o término da mamada e coloque o bebê em posição de arroto.

“Como colocar o bebê para arrotar de maneira correta?”

Existe uma técnica correta para colocar o bebê para arrotar. Confira os detalhes, passo a passo, de como realizar o procedimento.

  • Coloque o bebê no ombro, apoiando o bumbum no seu braço;
  • Dê tapinhas nas costas;
  • Realize massagens nas costas;
  • Repita essas etapas até o bebê arrotar.

Colocar o bebê para arrotar após mamar é essencial.

Os arrotos e os gases são muito comuns nos bebês. Porém, é fácil evitar esses incômodos, tomando algumas atitudes simples. A principal medida é deixar o pequeno arrotar, logo após mamar. Isso faz toda a diferença na hora de evitar essas manifestações.

Conheça também: Saiba como aliviar a cólica do bebê .

Continuar Lendo  10 dicas para decorar a casa no verão

Top