Aromatizador natural: como fazer

Não é apenas o corpo que necessita de um toque de perfume, a casa também necessita de recursos capazes de criar uma atmosfera agradável…

Por Isabella Moretti em 14/02/2013

Não é apenas o corpo que necessita de um toque de perfume, a casa também necessita de recursos capazes de criar uma atmosfera agradável e receptiva através do cheiro. A escolha do aroma deve ser feita de acordo com o estilo de vida dos moradores e as suas preferências.

O uso de aromatizadores transforma as sensações dos moradores. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Aromas que transformam a energia da casa

O poder dos aromas nas casas

Nada mais agradável do que entrar em um ambiente perfumado. A fragrância de um espaço é capaz de mexer com todos os sentidos humanos, proporcionando sensações distintas, como refrescância, calor, sensualidade ou calmaria.

Cada tipo de aroma combina com um cômodo da casa. Por exemplo, se a intenção é criar uma atmosfera perfeita para dormir no quarto, então vale apostar em lavanda, bergamota, capim-limão, camomila-romana ou pau-rosa. Já no banheiro, é importante investir em uma fragrância que realce a limpeza, como o eucalipto, citronela ou o pinheiro silvestre. Na cozinha, o aroma deve ter o poder de estimular o apetite, por isso é recomendado trabalhar com manjericão, orégano, tomilho, sálvia, cravo-da-índia ou canela na aromatização.

Para manter um ambiente perfumado não é preciso incluir flores na decoração, basta apostar nos aromatizadores. No mercado existem muitas opções interessantes, como as varetas de bambu, sprays, velas perfumadas e até mesmo os dispositivos eletrônicos.

Como fazer aromatizador natural?

Aromatizadores naturais combinam frutas, ervas e temperos. (Foto:Divulgação)

Quem não tem condições financeiras para ficar comprando aromatizadores pode criar o seu próprio sistema para deixar os ambientes perfumados. Veja a seguir o passo a passo para fazer as peças, que além de exalar fragrâncias naturais, também contribuem com a decoração.

1. Escolha uma combinação de frutas, ervas ou temperos, considerando as suas preferências e as dos demais moradores. Sugestões:

– toranja e alecrim;

– limão siciliano e tomilho;

– baunilha e sálvia;

– canela, anis e cravo;

– lavanda e laranja;

– baunilha, limão e hortelã.

As frutas cítricas podem ser usadas como aromatizadores naturais. (Foto:Divulgação)

2. Depois de selecionar os ingredientes, coloque-os em um pote de vidro. Encha o recipiente com água mineral e feche-o. Deixe o aromatizador natural por algumas horas dentro da geladeira;

3. Quando chegar o momento de aromatizar a casa, deposite todo o conteúdo do vidro em uma panela e leve ao fogo para ferver. Em poucos minutos o aroma vai tomar conta da cozinha e dos outros ambientes;

4. Para fazer o aroma render, é importante tomar cuidado com o nível da água. Na medida em que o líquido for esgotando, adicione mais água mineral;

5. Depois de concluir a fervura, os ingredientes do aromatizador natural podem voltar para o vidro.

Veja também: Aromatizador de ambientes – como usar, dicas

Top