Archival Disc: o que é, saiba mais

Assim como os discos de Blu-ray chegaram para substituir os DVDs, um novo formato de disco óptico de armazenamento de dados já está em…

Assim como os discos de Blu-ray chegaram para substituir os DVDs, um novo formato de disco óptico de armazenamento de dados já está em fase final de desenvolvimento, para substituir os atuais Blu-rays, oferecendo ainda mais espaço para guardar arquivos de vídeo, áudio, fotografias, etc.

Sony e Panasonic são as empresas responsáveis por criar a próxima geração dos discos ópticos de armazenamento de dados (Foto: Divulgação)

Trata-se do Archival Disc, a nova geração de discos para armazenamento de dados que está sendo desenvolvida pelas empresas japonesas Sony e Panasonic com o objetivo de ser o substituto do Blu-ray, cujas primeiras informações acabam de ser divulgadas.

Enquanto um disco de DVD comum oferece 4,7 GB de espaço, um DVD de camada dupla traz 8,5 GB, um disco de Blu-ray camada simples conta com 25 GB e um Blu-ray camada dupla disponibiliza 50 GB, o novo Archival Disc contará, em sua primeira versão, com 300 GB de espaço de armazenamento.

Mas de acordo com a Sony e a Panasonic, futuras atualizações do novo disco óptico poderão oferecer ainda mais espaço para guardar qualquer tipo de arquivo, com as capacidades sendo aumentadas para 500 GB e até mesmo 1 TB (um terabyte, o equivalente a 1024 GB).

Principais utilidades

A primeira versão do Archival Disc terá capacidade de 300 GB, sendo uma boa opção para armazenar vídeos em Ultra HD (Foto: Divulgação)

Assim como os discos de Blu-ray e DVD (e até mesmo os “antigos” CDs), a nova mídia física de armazenamento de dados poderá ser utilizada na indústria do cinema e pelos fabricantes de jogos de videogame, além de trazer várias outras utilidades.

Leia Também:  Programa impede que mexam nos seus arquivos pessoais

No caso do cinema, por exemplo, o Archival Disc terá capacidade para armazenar vídeos em resolução Ultra HD (4K), que são bastante pesados, enquanto na indústria dos games, o disco poderá ser usado nos jogos desenvolvidos para o PlayStation 4 e o Xbox One, entre outros consoles que virão futuramente.

Além disso, segundo a Sony, os novos discos ópticos serão uma boa alternativa para armazenar qualquer tipo de arquivo (incluindo textos, fotos, áudio, vídeo, documentos profissionais, etc) em longo prazo, já que possuem resistência à água, poeira, umidade e mudanças de temperatura.

Quando estará disponível

Os primeiros discos devem chegar ao mercado em 2015, juntamente com os leitores específicos para a nova mídia (Foto: Divulgação)

Conforme as duas empresas que estão desenvolvendo a nova mídia física de armazenamento de dados, o Archival Disc deverá estar disponível comercialmente em meados do segundo semestre de 2015, na versão de 300 GB.

Mas para que o sistema possa ser utilizado, será necessário o lançamento de novos dispositivos que farão a gravação e a leitura dos discos Archival Disc, que possivelmente também serão compatíveis com os atuais Blu-rays, DVDs e CDs.

Os preços dos novos discos, bem como dos equipamentos necessários para a leitura e gravação das mídias, ainda não foram revelados.

Top