Ar Condicionado – dicas como comprar

O ar-condiconado nesta época do ano, fica com preço mais em conta. Existem vários modelos no mercado: split, janela, portátil, central. O processo mecânico…

O ar-condiconado nesta época do ano, fica com preço mais em conta. Existem vários modelos no mercado: split, janela, portátil, central.

O processo mecânico do ar condicionado, se difere dos sistemas de ventilação, devido a ele resfriar e aquecer o ar.

Mas antes de escolher o modelo e a capacidade BTUS ( sigla em inglês que define a potência térmica), devemos levar em consideração, o tamanho do ambiente, a exposição do sol durante o dia, quantas pessoas ocuparam a mesma área que o ar condicionado será instalado, também levar em consideração o ruído do aparelho.

Os splits são os mais silenciosos e os mais caros do mercado, mas em compensação, o modelo tradicional tem um sistema de renovação contínua de ar fresco, enquanto que nem todos os modelos do splits tem essa função.

Abaixo temos a metragem do ambiente, e o BTUs adequado:

– 12 m² preferir um aparelho com 7500 BTUs;
– 12 m² a 15 m² um aparelho de 10.000 BTUs, dará mais conforto;
– 15m² a 20 m² o de 12.000 BTUs será ideal.

Obs: Caso o local tenha sol direto o dia todo será melhor escolher níveis acima dos indicados.

Limpeza do ar condicionado:

Desligar o aparelho, retirando inclusive o plugue da tomada, usar um pano com água morna e sabão neutro, na frente plástica e gabinete do mesmo; nunca use detergentes ou álcool. Após a limpeza seque com uma flanela seca.

ar condicionado


Top