Aquecedores: cuidados

Com as quedas da temperatura, as pessoas acabam recorrendo a diferentes tipos de aquecedores que ajudam a deixar o ambiente mais confortável. Entretanto, é…

Com as quedas da temperatura, as pessoas acabam recorrendo a diferentes tipos de aquecedores que ajudam a deixar o ambiente mais confortável. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados com o uso desses aparelhos para que não prejudiquem a saúde da família. Veja quais os cuidados necessários durante o uso de aquecedores.

O aquecedores devem ser usados com cuidado, para evitar danos a saúde. (Foto: divulgação)

Aquecedores e saúde

Os aquecedores de uso domiciliar podem causar diminuição da umidade do ar e provocar ressecamento das vias áreas, além dos riscos de incêndio quando não são consideradas as observações do fabricante. Os aquecedores à gás, e também aqueles a base de água, são os mais perigosos para a saúde e podem levar até a morte.

Esses aparelhos consomem oxigênio, e devem ser usados por pouco tempo para que o ar seja renovado, do contrário, pode haver intoxicação por monóxido de carborno e risco de lesão cerebral. Os aquecedores a óleo são os mais indicados, pois reduzem as chances de causar queimaduras e incêndios. Com esse tipo de aquecedor não há queima de oxigênio, além de ser mais silencioso e não incomodar durante a noite.

Os aquecedores podem causar problemas respiratórios. (Foto: divulgação)

Veja também uso de aquecedores no inverno, cuidados e dicas

Cuidados com aquecedores

1. Procure escolher aquecedores a óleo e que possuam regulagem de tempo, para que o aparelho desligue sozinho após um período de uso. Esses produtos são mais silenciosos e oferecem menos perigos a saúde;

2. Confira a fiação elétrica da sua casa para saber se a potência do equipamento irá suportar o aquecimento;

3. O ideal é ter um termômetro em casa, para medir a temperatura e a umidade do ar. O termômetro deve ser instalado próximo a altura da cabeça;

Leia Também:  Como explicar a adoção ao filho adotado

4. Caso existam crianças ou idosos em casa, os cuidados devem ser redobrados. Eles podem colocar objetos na boca ou esquece-los ligados, podendo causar acidentes;

5. Manter o filtro limpo é uma das principais medidas para manter a vida útil do aparelho e garantir a saúde dos indivíduos do ambiente;

6. Todas as pessoas expostas aos aquecedores de maneira errada, podem desenvolver infecções respiratórias, por causa das defesas locais do trato respiratórias.

É necessário checar a fiação elétrica da casa para usar o aquecedor. (Foto: divulgação)

Veja também aquecedores de ambientes, modelos 

Os aquecedores são aparelhos que ajudam a manter o ambiente aquecido nos dias mais frios. O uso inadequado dos aquecedores pode prejudicar a saúde dos indivíduos que estão no ambiente. É necessário ter alguns cuidados com esse aparelho como limpeza dos filtros e garantir a umidade local para evitar os problemas respiratórios.

Top