Aquecedor solar: vantagens e desvantagens

O aquecedor solar é um equipamento responsável por aproveitar a energia do sol para aquecer a água. Ele pode ser usado em residências, edifícios,…

O aquecedor solar capta energia através dos painéis termo-solares.

O aquecedor solar é um equipamento responsável por aproveitar a energia do sol para aquecer a água. Ele pode ser usado em residências, edifícios, hospitais, clubes, indústrias, entre outros lugares. O sistema de aquecimento funciona de forma moderna e sempre está sendo aprimorado através das novas tecnologias.

Além de fornecer calor para a água usado durante o banho ou na piscina, também é possível transformar a energia solar em energia elétrica, mas para isso se utiliza uma tecnologia diferente. Em todo caso, o sol se revela uma poderosa fonte energética para garantir o bem-estar e a qualidade de vida.

Para garantir a captação de energia do sol, o sistema do aquecedor solar conta com painéis termo-solares, que são instalados numa área que tenha exposição direta, como é o caso do telhado. Contudo, como qualquer equipamento que visa transformar e fornecer energia, o aquecedor solar apresenta prós e contras.

Saiba mais: Soletrol Aquecimento Solar Preço, Onde Comprar

Vantagens do aquecedor solar

É uma fonte de energia limpa e ao mesmo tempo econômica.

O aquecedor solar é viável porque se trata de uma fonte de energia ecologicamente correta, ou seja, não afeta o meio ambiente. O sistema também se revela vantajoso porque tem baixo custo para o usuário, que pode comprar o equipamento completo e arcar com as despesas da instalação sem gastar muito dinheiro.

Além de proporcionar o acesso a uma energia limpa, o aquecedor solar também se destaca pelo fato de ser uma fonte gratuita e inesgotável. Ele não pesa no orçamento porque seu sistema depende unicamente no sol, gerando assim economia na conta de luz.

O uso de aquecedor solar como fonte de energia em casa é vantajoso, principalmente no Brasil, pois a incidência de raios solares no território acontece durante o ano todo.

Leia Também:  Perfumes Com Descontos Sacks Outlet

Com as novas tecnologias que estão influenciando no funcionamento do aquecedor solar, a manutenção também possui baixo-custo. Outra vantagem do sistema é a durabilidade, pois a vida útil dos equipamentos que captam energia do sol ultrapassam 20 anos.

Desvantagens do aquecedor solar

A falta de sol interfere no funcionamento.

Apesar de ser eficaz em muitos aspectos, o aquecedor solar também possui pontos negativos.  Nos dias de baixa insolação, por exemplo, ele não esquenta a água do banho adequadamente. O aquecimento fornecido pelo sistema, também só proporciona calor para os primeiros banhos, tendo assim um limite de água para aquecer ao dia.

Dependendo da forma de uso do aquecedor solar, ele pode ser até prejudicial ao meio ambiente, pois ele pode causar desperdício de água.

Veja também: Aquecedor Solar De Piscinas – Preços, Onde Comprar

 

Top