Aquário em casa: cuidados, dicas, como manter

Além de serem uma linda decoração para o ambiente, pesquisas apontam que a presença dos peixinhos em casa transmite paz e bem-estar aos moradores.…

Além de serem uma linda decoração para o ambiente, pesquisas apontam que a presença dos peixinhos em casa transmite paz e bem-estar aos moradores. Existem várias terapias que combatem ao estresse, impaciência, ira e demais malefícios: os indivíduos sentam-se confortavelmente em frente ao aquário e ali devem passar alguns minutos em um ato de observação. Os resultados são precisos e eficientes.

Obervar os peixes é eficaz no tratamento de diversos malefícios causadores de doenças

No entanto, ter um aquário em casa não é uma tarefa fácil. Como lidamos com animais e com a vida, toda responsabilidade e cuidados são poucos na hora de manter este precioso ambiente de descontração.

Confira nossas dicas

Primeiros passos

Ao montar seu aquário, certifique-se que existem condições propícias para isto. Jamais coloque seu peixe em “mini-aquários” onde ele não terá um espaço próprio para nadar e se movimentar – ao invés de transmitir paz e bem estar, o animal ficará intensamente estressado e sua vida útil diminuirá. Decida o local onde ficarão depositados os peixes e por fim comece a montagem do recipiente.

Seja consciente e respeitoso, jamais colocando os animais em ambientes pequenos

Insira tocas específicas para os animais se esconderem ou dormirem. É importante lembrar que quanto mais o aquário se parecer com seu habitat natural, mais felizes e tranquilos nossos amigos ficarão.

Por fim, faça a distribuição de luminosidade – ela deve ser suave, porém não muito escura para não forçar a sua e nem a saúde do bichinho – evite lâmpadas incandescentes pois elas esquentam a água. Quanto ao aquecedor, ele deve ser escondido debaixo do cascalho. Procure também optar por bombas submersas – são mais silenciosas e eficientes.

Leia Também:  Chapéu bowler: modelos, dicas para usar

Higiene

Manter condições propícias de higiene é essencial para quem deseja ter animais de estimação. Portanto, limpe o aquário com frequência ou tenha sempre “peixes faxineiros” no local. Além do ambiente ficar mais rico, eles ingerem os dejetos dos outros contribuindo com a limpeza do recipiente, e com eles você terá muito menos preocupações.

As esponjas-do-mar e ampulárias também são eficientes na manutenção da vida

Ao fazer a limpeza do aquário, jamais use água da torneira pois ela é muito alcalina para os peixes – prefira mineral ou de poços artesianos.

 Saúde

Para garantir condições saudáveis para seus peixes, procure alimentá-los sempre horas antes de desligar a luz do ambiente. Isso porque quando se sentem famintas, algumas espécies com a luz apagada acabam devorando os peixes menores por não enxergarem.

Ofereça dois ou mais tipos de ração e fique atento à tabela nutricional, a fim de melhor alimentar os bichinhos. É importante jamais inserir no aquário enfeites que não sejam naturais, visto que os peixes acabam ingerindo pedaços de plásticos e outras matérias impróprias.

Dica

É muito importante consultar especialistas no assunto, pois muitos peixes merecem cuidados específicos de alimentação e saúde. Informe-se antes de montar o seu aquário para que o ambiente lhe traga muitos benefícios.

Top