Aproveite o final de ano para fazer o balanço da carreira

Estamos em mais um final de ano e este é o momento para as tradicionais reflexões de tudo que fizemos, nesse ciclo que está…

Estamos em mais um final de ano e este é o momento para as tradicionais reflexões de tudo que fizemos, nesse ciclo que está se encerrando. Não só fazer reflexões da vida pessoal é importante, mas, aproveitar para fazer um balanço da vida profissional, também, é interessante. Aproveite o final deste ano para traçar novos objetivos, para crescimento na vida profissional.

Essa época do ano é um ótimo momento para fazer determinados balanços, pois, dificilmente, algo venha a mudar tão drasticamente até o final do mesmo. Avaliar a posição dentro da empresa em que trabalha, as atividades que executa e fazer uma avaliação geral dessas informações é bom para poder traçar metas para o ano de 2012. O planejamento profissional é aconselhado para as pessoas que buscam crescimento e que sabem onde querem chegar em suas carreiras.

De acordo com o Renato Grinberg, diretor geral do portal Trabalhando.com.br, começar este balanço não é nada fácil. As pessoas nem sempre sabem o que fazer, por isso, comece listando os pontos que mais te desmotivaram e os pontos que mais lhe agradaram, nesse ano. Assim, terá uma melhor visualização dos pontos a serem melhores analisados, no decorrer do novo ano e os que você deve investir mais.

Para obter bons resultados com tais informações, trabalhe com criação de metas tangíveis, de curto, médio e longo prazo. Escreva as novas ideias e metas, dessa forma você tende a concretizar as mesmas.

Definição de Estratégia

O ponto fundamental do planejamento é a definição das estratégias. Um dos caminhos mais buscados para se atingir objetivos profissionais, estão: as viagens de intercâmbio, o ingresso em cursos de idioma, e retorno aos estudos (reciclagens, cursos profissionalizantes, especializações, mestrados e doutorados, etc..)

Leia Também:  Viagem de Fim de Ano – Minas Gerais

Segundo o diretor geral, é preciso assumir a postura de gestor da carreira. “Imagine-se na posição de um verdadeiro headhunter e veja o que deve ser acrescentado ao seu currículo para que possa ocupar as vagas dos seus sonhos”.

Após isso, troque de lugar e pense que está dialogando com algum recrutador, para falar sobre as habilidades relacionadas no teu currículo. Faça de maneira convincente e segura.

Levantamento

No final, realize um último levantamento sobre os fatores externos que possam interferir na carreira, no ano que vem chegando.

Top