Aprendiz de Marinheiro: Como conseguir sua vaga

Quer ser um aprendiz na marinha? Então não perca tempo e saiba que isso é possível. O programa para aprendiz de marinheiro é feita pela própria Marinha e lá você consegue conquistar sua vaga, mas para isso vai ter que trilhar um caminho que pode começar aqui, com as nossas dicas. Trabalhar em órgãos públicos, como na própria Marinha, é bom, pois o indivíduo consegue ter uma grande estabilidade, além de poder construir uma carreira dentro do setor que escolheu. Só esses dois pontos positivos bastam para atrair centenas de jovens que gostam deste segmento.

(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Aprendiz da Marinha atrai centenas de jovens anualmente (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Vaga para aprendiz de marinheiro

O programa de aprendiz na marinha acontece, normalmente, anualmente. As vagas e todo o processo de seleção são organizados e comunicados pelo próprio edital, onde o interessado consegue ter informações detalhadas sobre os procedimentos, as etapas e outros detalhes. No começo deste ano, pelo menos 1.300 vagas foram disponibilizadas para homens jovens de todo o País, que buscam justamente o ingresso na Marinha.

Leia mais: Inscrições Marinha do Brasil

(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Em 2016, foram mais de mil vagas para aprendiz de marinheiro (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

O curso de formação de marinheiros e as escolas

O processo seletivo de aprendiz na marinha leva o estudante para o curso, onde será formado como Marinheiro. Todo o processo de ensino é feito nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros, mais conhecida como EAM. Lá, os estudantes, homens e mulheres, estudam por pelo menos 48 semanas, tendo aula do ensino básico ao ensino militar-naval. Os estudantes da marinha possuem alimentação, uniforme, assistência médica, odontológica, social e até religiosa. Ao passar pelo processo seletivo, o estudante recebe remuneração para estudar e se tornar um aprendiz de marinheiro.

(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Vários jovens procuram o programa para ingressar na Marinha (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

No Brasil, a marinha possui 4 escolas, sendo a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, no Recife.

Requisitos para ser um aprendiz de marinheiro

Os requisitos em si depende do edital aberto pela Marinha, mas normalmente um dos principais requisitos é a idade. Por exemplo, é possível participar um jovem que tenha mais de 18 anos, desde que ela não viva em união estável. Além disso, a idade máxima para o processo seletivo é de 22 anos. Independentemente desses detalhes, quando a Marinha realizar o edital de convocação, o interessado precisa ser tudo atentamente

(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Edtial possui instruções sobre o processo seletivo da Marinha (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Leia mais: Como ingressar na Marinha do Brasil

Etapas do processo de aprendiz na Marinha

Quem vai participar do processo para ser aprendiz de marinheiro precisa conhecer as etapas do processo seletivo, começando pela prova escrita e objetiva, que engloba matemática, português e ciências. Depois, tem a inspeção de saúde e a avaliação psicológica. Passando por esses pontos, tem a verificação de dados biográficos e a verificação dos documentos. Se passou por tudo isso, então o estudante será chamado para fazer parte da escola.

(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Aprendiz ficará pelo menos um ano só aprendendo o ensino médio e também sobre a Marinha, incluindo técnicas (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

A formação do marinheiro

Se você quer ser um aprendiz da marinha, então precisa também ficar por dentro de como funciona todo o processo de ensino. Normalmente, a primeira fase é a formação, é o começar a ser aprendiz de marinheiro. Depois, o estudante passa a ser um aluno mais especializado, passando para o nível de Grumete. Neste tempo de estudo, por exemplo, o aluno recebe uma bolsa de cerca de R$ 790 reais, além dos benefícios.

Se você deseja realmente ingressar na Marinha do Brasil, então acompanhe o site deles na internet, através do www.marinha.mil.br.

Reply