Aprenda fazer seu curriculum vitae corretamente

Para fazer o seu curriculum vitae é necessário que você observe muitas regras e dicas, que tem como objetivo evidenciar suas qualidades profissionais e pessoais, de…

Por Élida Santos em 27/02/2014

Para fazer o seu curriculum vitae é necessário que você observe muitas regras e dicas, que tem como objetivo evidenciar suas qualidades profissionais e pessoais, de modo resumido, para que a empresa consiga absorver um pouco do que você é profissionalmente. Veja a seguir uma lista de dicas para você fazer um currículo vitae:

Nesse formulário você pode ver como fazer um currículo vitae (Foto: Divulgação)

Não esqueça de colocar dados de contato válidos

Se o seu telefone mudou ou endereço não é mais o mesmo, bom mesmo é mudar também esses dados no seu currículo vitae. Muitas pessoas comentem esse erro quase que absurdo e acabam se esquecendo do modo correto de se fazer o currículo vitae. Coloque mais de um telefone de contato, para não correr risco e adicione o DDD, para não ter dúvidas. Além disso, lembre-se que em alguns estados brasileiros os números de celulares ganharam o número ‘9’ antes da numeração convencional do celular.

Recapitulando: coloque em seu currículo vitae telefone fixo, telefone celular e e-mail e um telefone de contato, se tiver. O e-mail deve ser um que você acesso todos os dias, pois muitas empresas só entram em contato por meio dessa ferramenta.

Geralmente, nesse tipo de currículo tem que colocar foto (Foto: Divulgação)

Expresse o cargo e área de sua preferência

Logo de cara, sempre é bom deixar expresso em seu currículo vitae o cargo pretendido. Não deixe muito em aberto isso, pois as pessoas podem entender errado. Não coloque mais de uma vaga na área pretendida, para não parecer uma pessoa sem foco.

Cuidado com o português em seu currículo

Antes de mandar para impressão o seu currículo vitae verifique se ele está escrito corretamente, com todos os acentos e se não existe erro de digitação, pois as pessoas eliminam candidatos com problemas de escrita. Currículo é documento e precisa ser escrito como tal.

Currículo vitae não deve conter valor pretendido como salário

Algumas pessoas acham que tem que colocar o valor salarial em seu currículo vitae, mas não é o certo. Falar sobre dinheiro sem ser na entrevista não é aconselhado.  Trate de salário na entrevista e no momento que houver abertura para isso.

Confira na galeria de imagens a seguir algumas opções e exemplos de currículos vitae:

Top