Aprenda estimular a memória

Aprenda a estimular a memória, pois só assim você vai conseguir melhorar a capacidade do seu cérebro de reter informações. Não dá para confiar…

Aprenda a estimular a memória, pois só assim você vai conseguir melhorar a capacidade do seu cérebro de reter informações. Não dá para confiar inteiramente na mente, afinal, ela tem o costume de armazenar apenas as lembranças relevantes e descartar aquilo que ela não considera importante. Para melhorar a capacidade de memorizar, é preciso exercitar constantemente a atenção e a concentração.

Aprenda estimular a memória. (Foto Ilustrativa)

Com a correria da rotina e o avançar da idade, a memória tende a ficar comprometida. Ela não consegue armazenar todas as informações necessárias, o que pode acabar comprometendo a vida profissional e pessoal. Há, no entanto, algumas estratégias e hábitos que ajudam a reverter esse quadro.

Leia mais: Melhore a sua memória

Aprenda estimular a memória

Aprenda estimular a memória com as dicas que separamos para você. Confira:

Exercite a atenção

Você não deve conduzir a sua vida sempre no piloto automático. O ideal é que a sua atenção nas coisas permaneça sempre ativa. Procure novidades, mude o caminho do trabalho, faça compras em um supermercado diferente e escolha um novo restaurante para jantar. Essas pequenas mudanças na rotina ajudam a exercitar a atenção.

Desenvolva as suas próprias estratégias de memorização. (Foto Ilustrativa)

Crie estratégias de memorização

Criar estratégias de memorização é algo que funciona muito bem, especialmente para quem está se preparando para o vestibular ou concurso público. Um método que funciona bem é fazer associações. Sempre que você lembrar de uma informação importante, por exemplo, procure associá-la a uma imagem ou som.

Faça leituras

A melhor forma de exercitar a memória é através da leitura. Portanto, adquira o hábito de ler livros, jornais, revistas e blogs. Apostar no livrinho de palavras-cruzadas também é uma ótima estratégia para estimular a memória.

Ler é um ótimo método de turbinar a memória. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Técnicas para Obter Boa Memória

Continuar Lendo  Dicas de beleza para quem faz quimioterapia

Reserve um tempo para meditar

Além de estimular a memória com atividades, você também precisa ter o cuidado de desintoxicar a mente através do relaxamento. Reserve um momento do dia para meditar e busque uma sensação de bem-estar. A meditação melhora tanto a memória como também a concentração.

Cuide da alimentação

Existem alguns alimentos que protegem o cérebro e, consequentemente, ajudam a memória a trabalhar melhor. Entre os itens que não podem faltar no cardápio, vale destacar: ovos, peixes, frutas vermelhas, castanhas e amêndoas.

Pratique exercícios físicos

Faça exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

Sua memória com certeza vai ficar revigorada se você adquirir o costume de praticar exercícios físicos regularmente. A atividade física aumenta o hipocampo, a área do cérebro que é responsável pela memorização. Então deixe a preguiça de lado e faça pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia.

Durma bem

Quando uma pessoa não consegue dormir bem, a sua capacidade de reter informações no cérebro cai 40%. Portanto, é fundamental ter uma boa noite de sono, dormindo no mínimo 8 horas por dia.

Veja também: Alimentos que ativam a memória

É importante que você aprenda estimular a memória, pois só assim irá aumentar a capacidade de reter informações, mesmo com o envelhecimento e as interferências da vida moderna. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias interessantes.

 

Top