Aprenda como usar almofadas na decoração

Elas são na maioria das vezes quadradas. Mas não há quem não goste de se apoiar nelas, se recostar ou colocá-las no colo. Elas…

Elas são na maioria das vezes quadradas. Mas não há quem não goste de se apoiar nelas, se recostar ou colocá-las no colo. Elas são as almofadas que normalmente compõem a decoração das salas e quartos, mas que tem como função principal dar conforto. Elas transformam a sala como um passe de mágica, deixam uma cama aconchegante e dão vida a um ambiente sem muita luz.

As almofadas completam a decoração e contribuem para a harmonia, e cor ao ambiente. Você encontra em diferentes padrões, textura, cores e motivos. Os tecidos variam desde o tradicional algodão, veludo, gorgurão, fibra de linho até a rica seda.

As capas são uma boa saída. Caso você enjoe do tecido ou da cor, é só trocar! Quanto as estações do ano, o Verão pede tons claros e tecidos frescos e leves, já o inverno cores escuras e tecidos quentes, fortes e aconchegantes. Você também pode combinar as capas com datas comemorativas como Natal, Ano Novo e Páscoa. Além disso, as capas são práticas, pois saem para a lavagem.

Para a combinação de cores a dica é usar almofadas lisas e básicas caso a sua cortina seja de uma cor forte, mas se for em tom pastel o segredo é usar e abusar das cores, o que contribui para manter o ambiente sempre equilibrado. Para fazer uma decoração contemporânea, coloque um número impar de almofadas: três ou cinco juntas transformam o visual! Misturar também grandes com pequenas ajudam montar um ambiente despojado! Mas se for do seu gosto utilizar quadradas e redondas, elas deverão estar em par.

Trabalhar com o contraste também é uma ótima sugestão, mas sempre fazendo uma combinação de cores. Por exemplo, se o sofá é marrom, evite utilizar almofadas da mesma cor, mas opte por tons complementares. Só não use cores que fujam muito como um rosa choque.

Em um sofá de 2 metros a dica é utilizar três almofadas. Já um de 3 metros até quatro almofadas podem ser acomodadas. Já na cama, o ideal é fechar o fundo com almofadas grandes. Para uma cama padrão, de 1,60m, estilo romântica, utilize quatro travesseiros de 70 x 50 cm cada um: dois de um lado e dois do outro. Para finalizar, três almofadinhas: uma na frente de cada travesseiro e outra no meio. Já em uma cama de solteiro, escolha uma almofada de 90 x 50 cm e à frente uma mais tradicional. As meninas podem abusar da quantidade de almofadinhas para compor o visual. Combine sempre os tecidos das almofadas com a colcha.

Mas além dos lugares já conhecidos como sofá e cama você pode ousar. As almofadas cabem bem em varandas, junto a lareiras, nas cadeiras da cozinha, no escritório, no quarto das crianças ou até mesmo em um espaço reservado de sua casa para a leitura. A vantagem das almofadas é que você pode trocá-las de lugar, mudando totalmente o visual do ambiente.

Onde comprar almofadas:

Etna

www.etna.com.br

Pernambucanas

www.pernambucanas.com.br


Top