Aprenda como hidratar cada tipo de pele

Independente do tipo de pele, todas elas devem ser hidratadas. Porém, para cada tipo é preciso utilizar os produtos corretos e na frequência recomendada.…

Cada tipo de pele merece uma hidratação específica.

Independente do tipo de pele, todas elas devem ser hidratadas. Porém, para cada tipo é preciso utilizar os produtos corretos e na frequência recomendada. Assim, saiba como hidratar sua pele de forma correta e saudável.

Tipos de hidratação

Antes de tudo é preciso conhecer quais os tipos de mecanismos de hidratação existentes para cada tipo de creme hidratante.

O hidratante ideal é aquele que reconhece as necessidades da pele.

1. Primeiro tipo
Trata-se de uma forma de hidratação que impede a perda de água. Nesse procedimento é utilizado substâncias lipídicas, como óleos, emolientes e vaselinas. Elas tem como função a formação de uma película sobre a pele.

2. Segundo tipo
Esse tipo de hidratação tem como objetivo reter a água nas camadas superficiais da pele.

3. Terceiro tipo
Esse último tipo de hidratação é mais profundo e tem como objetivo hidratar a células da pele.

O hidratante certo para seu tipo de pele

Para que a hidratação seja eficiente, é preciso que você escolha o hidratante adequado ao seu tipo de pele. É importante que ele possua mais de um tipo de mecanismo de hidratação para que o resultado seja satisfatório.

• Pele oleosa

A principal característica desse tipo de pele é a existência de maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Devido a esse fator, possui um aspecto brilhoso característico, além de possuir maior tendência à acne. Os cuidados com este tipo de pele começam com uso de sabões para diminuir a oleosidade. O enxague deve ser realizado com água fria, já que as glândulas sebáceas da face são estimuladas em contato com a água quente.

Leia Também:  Como escolher o suporte de TV ideal

Para este tipo de pele estão contraindicadas formulações hidratantes cremosas ou que contenham óleos, pois podem causar ou agravar um quadro de acne. O hidratante deve ser livre de óleo, em gel ou gel-creme, em associação com filtro solar com fator de proteção de, no mínimo, 15 FPS.

• Pele seca

Esse tipo de pele é muito sensível, necessitando de produtos mais leves e emolientes para limpeza, porém livres de detergentes, como as loções de limpeza. Lembre-se, quanto mais seca a pele, mais ingredientes que promovem a hidratação devem constar na fórmula do produto.

Uma boa escolha são os cosméticos que contenham óleo na sua composição. Em relação a frequência da hidratação dependerá do produto utilizado. Vale lembrar que o produto para uso diurno deve conter filtro solar, assim como deve conter substâncias antioxidantes, como as vitaminas E, A e C.

• Pele mista

A pele mista é aquela que apresenta oleosidade na chamada Zona T (testa, nariz e queixo), enquanto outras áreas, como a bochecha, têm aspecto seco. Para esse tipo de pele, o ideal é escolher hidratantes formulados em gel ou gel-creme, livres de óleo e, se possível, sempre com filtro solar em sua composição.

Para pele mista, o indicado é usar hidratantes formulados em gel ou gel-creme

• Pele normal

Esse tipo de pele traz consigo o equilíbrio, por isso deve ser constantemente hidratada, para sempre se manter saudável. Recomenda-se o uso de hidratantes em loção com base aquosa e fórmulas fluídas. Elas não devem ser formulações muito oleosas, já que podem levar ao aparecimento de espinhas (acne cosmética). Boa opção para esse tipo de pele, são os hidratantes que contenham vitaminas C, E e A. O filtro solar também deve estar presente nas formulações ou deve ser usado em associação ao hidratante.

Leia Também:  As dietas mais perigosas para o corpo

Cada tipo de pele merece uma atenção especial. Assim, em relação à hidratação delas isso não seria diferente. Após separamos as principais dicas e cuidados para cada tipo de pele, siga-as e receba elogios por onde passar. Com certeza você vai arrasar!

Top