Aprenda como a alimentação pode ser boa para a saúde dos cabelos

Dizer que os cabelos são a moldura do rosto talvez não seja nenhuma novidade, mas afirmar que não são apenas os produtinhos que você…

Por Redacao em 01/11/2011

Dizer que os cabelos são a moldura do rosto talvez não seja nenhuma novidade, mas afirmar que não são apenas os produtinhos que você compra no salão que farão os fios ficarem fortes e sedosos pode ser uma revolução na forma como você cuida das madeixas. Escolher um bom xampu e creme de hidratação faz parte dos cuidados diários, ter um profissional experiente também, mas é preciso ir além: de dentro para fora.

Nutrição para as madeixas

A boa nutrição é o segredo de uma qualidade de vida satisfatória, para os seus cabelos não é diferente. Os alimentos que você ingere são fundamentais para atender as necessidades de vitaminas e minerais que não se encontram com tanta potencialidade nos potinhos de hidratação. Os cosméticos não devem ser deixados de lado, mas sua ação será maior com a ingestão diária de alguns alimentos.

Os fios são formados por proteína (queratina), para manter a vida saudável dos cabelos, nada melhor do que repor proteínas diariamente com ingestão de ovo, carnes magras, iogurte desnatado, queijo branco, feijão e outros. De forma geral, seria ideal ingerir frutas diversas, hortaliças e alimentos integrais, além de muita água para hidratar, seis a oito copos por dia são suficientes.

Está proibido

Nada de fazer jejuns prolongados!  Mais de quatro horas sem se alimentar já são suficientes para diminuir os níveis de energia dos folículos capilares, o que prejudica os cabelos.

Quer fios lindos e saudáveis? Então evite os alimentos artificiais, refinados e enlatados. Confira a lista abaixo e veja o não deve ficar fora do seu prato.

Saúde capilar: que alimentos devo comer?

Para facilitar fizemos uma listinha dos bons alimentos e seus benefícios para os cabelos:

Vitamina A

Benefício: controle do sebo no couro cabeludo

Dica: alimentos como espinafre, cenoura, vegetais amarelo ou verde-escuros, melão e pêssego.

Soja

Benefício: prevenir a queda dos cabelos

Dica: consuma 3 colheres de sopa por dia para ter os benefícios.

Cenoura/abóbora e todos os alimentos alaranjados

Benefício: vitalidade e crescimento do cabelo. Ajuda no controle à queda de cabelo.

Dica: para maior aproveitamento, prefira o alimento cru.

Pepino

Benefício: fortalecimento dos fios e estímulo ao crescimento.

Dica: consuma regularmente.

Aveia, arroz integral e demais cereais

Benefício: crescimento e fortalecimento dos cabelos

Dica: para consumir alimentos integrais, troque o alimento que normalmente você come na forma refinada, exemplo: substitua o pão branco por integral, o mesmo vale para o arroz.

Feijão

Benefício: ajuda no crescimento dos cabelos

Dica: consumir o feijão com folhas verdes escuras ou frutas que contém vitamina C potencializa o efeito.

Desfile com cabelos lindos. E bom apetite!

Top