Aprenda a Vender Suas Idéias

Convencer os outros que sua ideia é boa, não é uma tarefa muito simples, no entanto, quem souber usar bem o convencimento, certamente se sairá melhor nesse desafio. Em um mercado tão competitivo como o de hoje, aquele que apresentar melhor a sua ideia, com certeza vai ser o profissional escolhido. É um diferencial para aquele que deseja ser promovido. Se você não é uma dessas pessoas, não se preocupe, pois, existem maneiras de treinar essa aptidão e aperfeiçoá-la ao longo da carreira. Confira abaixo, como desenvolver essa competência.

Aqueles que acham que são donos da verdade e não abrem espaço para argumentação, não convencem ninguém. As pessoas confiam mais nos argumentos se ele possui uma ponderação, pois, a atitude aberta também ajuda muito a convencer. Isso acontece devido ao interlocutor sentir-se envolvido a proposta quando tem a possibilidade de também expor seu ponto de vista. O ideal é manter um comportamento ponderado: nem passivo nem agressivo. Procure passar uma imagem de convicção e certeza, seja claro e nunca leve uma opinião negativa para o lado pessoal.

É importante saber que convencer não é só uma questão de falar. Se sai melhor, aquece que sabe escutar com bastante atenção para entender quais são os pontos de visa, críticas e sugestões se todos os interlocutores. Caso sua proposta não tiver sendo bem aceita, nada de fechar a cara procure pedir sugestões para chefes e colegas e saiba tirar o melhor aproveito disso. Uma atitude aberta é o primeiro passo para conseguir a concordância das pessoas.

Para convencer alguém, você precisa criar uma relação de confiança. Para saber se você conseguiu estabelecer esse elo, procure prestar a atenção em como seus colegas, chefes e clientes se sente, se eles ficarem a vontade em trocar ideias e críticas constantemente, é sinal que você se saiu bem.

Convencer alguém que confia em você é muito mais fácil. Para isso, comece a estabelecer um relacionamento baseado na colaboração recíproca e atente-se que seu trabalho depende do esforço de seu chefe e seus colegas. Outro ponto importante, é saber o que o outro quer, procure indagar questões sobre o que acharia disso, ou daquilo, pois essa maneira é o melhor caminho para convencê-lo.

Procure elogiar, pois, um elogio ajuda a melhorar o clima e preparar uma pessoa para ser convencida. Mas isso só funciona, se a afeição for sincera. Se você não gosta de certas qualidades de seu colega, por exemplo, não faça elogios sobre isso, pois, ele pode perceber a falsidade e evitará que você o convença do contrário. Evite elogiar exageradamente, pois, do contrário, parecerá bajulador.

Preparar antes de uma apresentação, ajuda as chances de convencimento. Por isso, separe um tempo para levantar argumentos que convença o interlocutor que seu projeto faz sentido. Procure levar também soluções para os possíveis problemas que podem ser levantados durante sua apresentação, pois, pensando assim, você ganhará credibilidade e facilidade para convencer.

Depois de ter conhecido as melhores dicas para uma boa apresentação, agora só resta praticar. Saiba que a prática vem com o tempo, é normal no começo sentirmos meio enferrujados, mas nada que um bom treinamento não resolva esse pequeno problema.

Reply