Aprenda a usar os créditos da Nota Fiscal Paulista

PUBLICIDADE

O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS que é recolhido pelos estabelecimentos comerciais para os seus clientes. O programa surgiu para incentivar os consumidores a exigirem a nota fiscal dos estabelecimentos e com isso diminuir a sonegação fiscal. Para participar dos programas de benefícios é necessário informar o CNPJ ou o CPF no ato da compra. Para cada nota fiscal, o número de documento informado receberá um crédito em dinheiro, além de participar de sorteio de prêmios e valores em dinheiro.

Aprenda a usar os créditos da Nota Fiscal Paulista

A Nota Fiscal Paulista surgiu também com um incentivador para as pessoas comprarem mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual e intermunicipal. Tudo com a exigência da entrega do documento fiscal hábil. Por isso que serviços de telefonia e fornecimento de energia elétrica não geram crédito para o consumidor.

O projeto é uma idealização do Governo do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação)

Pode ser beneficiada com o Programa Nota Fiscal Paulista as pessoas físicas que possuam CPF, Entidades de Assistência Social e da área da Saúde, que estejam devidamente cadastradas nas secretarias municipais e estaduais, condomínios, além de  empresas que optarem pelo regime do Simples Nacional. Os créditos são proporcionais ao valor da compra, mas não possui um valor mínimo para que o consumidor passe a receber crédito.

PUBLICIDADE

Para a utilização do crédito é necessário acessar o site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br. Por lá você pode realizar doações a instituições, pode transferir o valor recebido por meio de conta corrente ou poupança da sua titularidade, ou pode descontar no IPVA. No site também é possível consultar os valores das compras e os números das notas fiscais. Para realizar o saque dos créditos é necessário ter no mínimo R$ 25,00 de saldo.

Consulte os créditos pelo site do programa (Foto:Divulgação)

Como Utilizar Crédito Nota Paulista NF-e

Algumas pessoas não são adeptas da Nota Fiscal Paulista por acharem que o governo controlará os gastos e poderá cobrar explicações da quantidade de compras realizadas não condizer com os rendimentos declarados para a Receita Federal. Por enquanto, os dados da Nota Fiscal Paulista não está associado ao banco de dados da Receita Federal, porém o cidadão que não sonega imposto não tem o que temer mesmo quando os sistemas passarem a trabalhar juntos.

Leia também:

8 Comentários

  • gostaria de saber como faço pra saber o valor acumulado na nota fiscal paulista e tbm quero que desconta no meu IPVA grato

  • Não consigo verificar os meus creditos oriundos do programa Nota fiscal paulista.

  • Olá Silvio, Os créditos são proporcionais ao valor da compra, mas não possui um valor mínimo para que o consumidor passe a receber crédito.

    Para a utilização do crédito é necessário acessar o site NFP Fazenda. Por lá você pode realizar doações a instituições, pode transferir o valor recebido por meio de conta corrente ou poupança da sua titularidade, ou pode descontar no IPVA. No site também é possível consultar os valores das compras e os números das notas fiscais. Para realizar o saque dos créditos é necessário ter no mínimo R$ 25,00 de saldo.

    Att,

  • ola bom dia

    escrevo para saber como faco para usar os creditos. se há prazo
    de validade, se e cumulativo e em que epoca do ano posso
    soliciitar a utilização deles.

    obrigado e aguardo resposta

    silvio lisboa

  • transferir meus creditos para conta poupança

  • Claudezi, indicamos um site no texto, é ali que as informações que você procura poderão ser encontradas. Boa sorte!

  • porque não tenho rendimentos se cadastrei o meu cpf e como faço para usar os creditos?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.