Aprenda a usar o vermelho na decoração

O vermelho é a cor da paixão porque ele traz calor e agitação às pessoas. No entanto, ele é uma cor vibrante e que…

Por Editorial MDT em 03/11/2011

O vermelho é a cor da paixão porque ele traz calor e agitação às pessoas. No entanto, ele é uma cor vibrante e que pode cansar um pouco a vista se ficarmos cercados por ele durante muito tempo. Sendo assim, se você pretende usar essa cor na sua casa, aprenda a usar o vermelho na decoração para que ela não fique muito chocante e abusiva, causando mal estar às pessoas.

Por ser uma cor forte, o vermelho deve ser mais usado em áreas sociais, onde as pessoas não precisam de muita concentração. No entanto, mesmo nesses ambientes, é preciso tomar cuidado com o uso da cor, que precisa ser cauteloso. Misture-a a cores neutras como o branco, o preto ou o cru para que ela não se sobressaia demais.

Nessa sala em estilo rústico, o vermelho foi usado em uma das paredes para deixar o ambiente mais aconchegante e em pequenos detalhes como os vasos sobre a mesa central e o pufe lateral. Além do branco predominante na sala, o vermelho foi misturado ao laranja, que é uma cor derivada dele. Portanto, a combinação fica perfeita, principalmente para uma casa de praia ou para quem deseja receber as visitas com muito calor.

Para tirar um pouco da monotonia criada pelo branco, o vermelho foi usado para que essa cozinha moderna ficasse mais irreverente. Além do mais, o vermelho aumenta o calor e aguça a fome, formando um ambiente delicioso para a preparação e para a degustação dos alimentos.

No quarto, é até possível utilizar o vermelho, contanto que ele esteja presente apenas em pequenos detalhes, como na foto abaixo. Os abajures laterais com bolinhas brancas descontraem o cômodo, assim como a coberta vermelha. Assim, quando os seus olhos se cansarem do tom forte do vermelho, você poderá facilmente trocar esses objetos.

O banheiro é um local em que as pessoas passam pouco tempo. Portanto, o vermelho pode ser usado sem restrições. Entretanto, é preciso tomar um pouco de cuidado no uso dessa cor no banheiro, que geralmente é um cômodo pequeno. Como sabemos, as cores fortes dão a impressão de que o ambiente é menor. Portanto, se o seu banheiro for muito pequeno, use o vermelho apenas em pequenos detalhes para que ele não pareça minúsculo.

O vermelho cria um ambiente intimista na sala de jantar, principalmente quando combinado com o marrom da madeira, porque é uma cor que traz aconchego e calor às pessoas. Assim, elas podem passar longas horas apreciando os sabores dos alimentos e conversando com os amigos e familiares.

O vermelho, quando bem usado, torna os ambientes mais aconchegantes, sofisticados e elegantes. Por isso, com as dicas acima, você poderá fazer uma linda decoração com vermelho na sua casa ou apartamento sem medo de errar.

Top