Aprenda a Tocar Gaita Pela Internet

Aprender a tocar gaita pode se tornar uma tarefa mais fácil do que você imagina. Se você é daquelas pessoas que sonha em saber…

Por Redacao em 27/06/2011

Aprender a tocar gaita pode se tornar uma tarefa mais fácil do que você imagina. Se você é daquelas pessoas que sonha em saber como tocar um instrumento e acha que o som da gaita é interessante, já pode se preparar e separar alguns minutos do seu dia para tirar as suas canções preferidas.

No site Cifra Club, vários profissionais que entendem do assunto disponibilizaram tutoriais diversos que ensinam tudo sobre a gaita: a história, como escolher seu instrumento, apostilas para iniciantes e um curso dividido em 15 partes. Tudo muito bem explicado e didático.

Caso você ainda não possua o instrumento, a primeira coisa que deve ser feita é a escolha da sua gaita: existem modelos variados, que devem ser utilizados de acordo com o objetivo de cada pessoa. As gaitas de embocadura leve, por exemplo, são ideais para quem gosta de tocar mais suavemente, mas existem também as de embocadura pesada, para os gaitistas que tocam de modo mais forte. Além disso, as gaitas são fabricadas em materiais diferentes, com corpo de plástico ou de metal, que também influenciam no tipo de som emitido pelo instrumento. A escolha também varia de acordo com o estilo musical, existem gaitas mais apropriadas para Jazz e Música Clássica, assim como as que são apropriadas para Blues, Country e Rock.

Todo o material disponibilizado pelo Cifra Club pode ser consultado gratuitamente e o aprendizado depende do aluno.

Porém, se a sua intenção é de ter um professor que acompanhe e tire suas dúvidas, a Internet continua sendo o caminho. O professor Michael Arce, que atua como professor de gaita há 14 anos, oferece um curso on-line para interessados no aprendizado da gaita. Além do acompanhamento oferecido pelo professor via Skype (programa de chamadas virtuais), o aluno recebe um material de apoio formado por vídeos, arquivos de áudio, partituras e as gravações dos exercícios referentes a cada aula.

Para iniciar as aulas, o aluno precisa dos seguintes requisitos básicos em seu computador: PC com Windows 2000, XP ou Linux ou Mac OSX (G3, G4 ou G5) ou Pocket PC com Windows 2003; processador de 1GHz, 1 GB de memória RAM, 15 MB de espaço livre no HD, placa de som, caixa alto-falante, microfone, fone de ouvido; conexão banda larga de 1MB.

Os interessados em entender como a aula funciona, podem assistir a um vídeo postado por Michael com uma simulação do curso: http://youtu.be/DdjAig9_aSw. O curso tem o valor de R$ 200,00 para quatro aulas.

Curiosidades

A gaita, também conhecida como “Harmônica”, é originária da Alemanha, no século XVIII e teve sua primeira produção no Brasil em 1923. Dois grandes fabricantes ficaram famosos pelas suas gaitas, Mattias Hohner e Alfred Hering, que até hoje são marcas conhecidas. Hohner é conhecido por ter fabricado um modelo para o Papa Pio XI, com todas as peças de metal e palhetas de ouro maciço. A marca marcou presença no Brasil até 1979, quando um grupo de brasileiros adquiriu a Hering e Hohner deixou de produzir no país.

Top