Aprenda a se Sair Bem em Uma Entrevista pelo Telefone

Causar boa impressão na entrevista de emprego é um desafio que exige certa interação positiva com o recrutador. Se pessoalmente as pessoas sentem dificuldade…

Causar boa impressão na entrevista de emprego é um desafio que exige certa interação positiva com o recrutador. Se pessoalmente as pessoas sentem dificuldade em expressar esta interação, por telefone é ainda mais difícil. Na entrevista presencial o candidato pode contar com os aspectos visuais, o que querendo ou não, passam maior segurança ao recrutador, ao contrário da entrevista por telefone. Desse modo, preparamos algumas dicas de como se sair bem na entrevista sem a ajuda dos aspectos visuais.

A entrevista por telefone é uma estratégia empregada normalmente para uma seleção inicial. Na primeira fase do processo o recrutador pode ligar para o candidato para verificar se ele preenche os requisitos básicos para a vaga e também para confirmar o perfil e a experiência do candidato apresentada no currículo. O candidato sendo aprovado, o processo deve seguir para uma conferência presencial.

Assim como na entrevista presencial, o interview por telefone exige certos cuidados e atenção. A preparação é semelhante a entrevista frente-a-frente, o candidato precisa ser pontual e manter a calma. O candidato deve procurar um lugar sem ruídos, onde ele não será amolado e reservar um tempo para a entrevista, que poderá durar de  trinta minutos a uma hora.

O profissional deve examinar as informações sobre a companhia, saber as condições para o cargo que está se candidatando e ainda saber com quem vai falar. Para evitar a ansiedade o candidato pode dar uma pausa no trabalho que está realizando e tirar uns minutos antes da entrevista para relaxar. O ideal é estar concentrado para a entrevista no momento da ligação.

É muito importante passar competência pela voz, já que ele não terá ajuda de aspectos visuais para a construção de sua imagem diante do entrevistador. Saber ouvir, falar tranquilamente e esperar a vez de falar são pontos essenciais para uma boa entrevista. O recrutador precisa de um profissional de competência o qual dará reforço à empresa no cargo a ser ocupado.

Leia Também:  Ventilador de Parede: 40cm, 50cm e 60cm

Para ter sucesso na entrevista, o candidato precisa responder o que lhe for perguntado, e não assumir uma personalidade a qual ele não tem. O ideal é que ele espere o recrutador concluir a pergunta, refletir e responder com segurança. Caso a entrevista estiver sendo realizada pelo celular, e a ligação estiver com problemas ou ruídos, é importante avisá-lo ou passar uma segunda opção de número caso o sinal cair.

A entrevista por telefone pode não ser tão fluída e nem tão espontânea, além disso, o candidato não vê as reações do entrevistar, o que dificulta para o candidato saber seu desempenho. No entanto, cabe ao profissional manter o foco da entrevista e guiar para o próximo passo da seleção a ser feito presencialmente.

A entrevista por telefone pode ser um pouco mais complexa do que a entrevista presencial. Porém, são fatores que podem ser levados facilmente se o candidato estudar antes tudo o que for falar e o mais importante ficar tranquilo e não perder o foco antes e durante a entrevista.

Top