Aprenda a se preparar para testes físicos de concursos públicos

Tão importante quanto a parte teórica é a prova física obrigatória para os candidatos que buscam as áreas ligadas à segurança pública. De nada…

Tão importante quanto a parte teórica é a prova física obrigatória para os candidatos que buscam as áreas ligadas à segurança pública. De nada adianta horas de estudo para os testes teóricos se na hora da avaliação física vier a reprovação. Estima-se que 40% dos candidatos são reprovados nos testes de capacidade física.

Acredita-se que o índice de resposta negativa as provas físicas deve-se ao preparo de última hora. Quando o candidato não realiza treinos contínuos o corpo não fica condicionado para a sequência de exercícios exigidos durante o exame, o que aumenta o risco de lesões.

Os exercícios mais comuns nas provas práticas de cargos ligados à segurança pública são corrida, nado, levantamento de peso, flexões e movimentos na barra. Quem opta por se preparar após receber a aprovação nas provas escritas tem de30 a45 dias para treinar.

Nessas avaliações, não basta fazer os exercício corretamente, o tempo e a quantidade de vezes que o movimento é executado também conta pontos. Dessa forma o candidato melhor condicionado tem os resultados evidenciados.

O teste que mais causa reprova é o da barra. Para os homens o exercício consiste em sustentar o peso segurando em uma barra de ferro, flexionando os braços com movimentos contínuos que elevem o queixo acima da barra. Já as mulheres apóiam o queixo na barra e ficam suspensas por alguns segundos.

Para se preparar para a prova da barra os predadores físicos indicam exercícios localizados que fortifique o membro superior.

A natação e a corrida são provas onde o ritmo certo determina o sucesso na execução. Nesse caso o treino contínuo é ainda mais importante. Saber qual ritmo imprimir durante a prova, que geralmente dura 12 minutos, é fundamental.

Leia Também:  Concursos que não serão suspensos em 2016

De nada adianta tanto treinamento se não se alimentar corretamente. No dia do exame físico ingira fontes de energia. Abuse dos carboidratos antes da prova. Coma muitos pães e derivados da farinha e da batata.

Top