Aprenda a se comportar em testes psicológicos

PUBLICIDADE

 

Para algumas situações do nosso dia a dia o teste psicológico serve como instrumento de avaliação. Muitas pessoas não são aprovadas na primeira vez que faz esse tipo de teste por estarem extremamente nervosas. A avaliação de maneira geral é simples, e não há muitas variações de um local para outro, então não há motivos para se desestabilizar emocionalmente diante de um psicólogo.

O teste psíquico mais esperado da vida de um jovem é o psicotécnico, que está dentre os procedimentos obrigatórios para a retirada da carteira de habilitação. Por isso, durma bem antes do exame. Sua atenção será testada em vários momentos do processo de avaliação, observe as questões com calma, preste bastante atenção quando explicarem o objetivo do exercício. Se estiver com dúvidas pergunte antes de começar a responder as questões.

PUBLICIDADE

As avaliações psicológicas também são aplicadas em processos de recrutamento e seleção. Nesse caso o teste começa a partir do momento em que você chega ao processo seletivo. Todos os seus gestos serão avaliados. Sendo assim, não se movimente demais. Sentar e levantar várias vezes não só demonstra nervosismo em excesso, como também te deixa mais ansioso.

Outra atitude que você deve deixar fora da sala de entrevista é balançar as pernas como se estivesse com pressa, isso demonstra insegurança. Em caso de dinâmica em grupo preste atenção no objetivo do case, não fale demais, e não fique quieto todo momento, demonstre que você sabe o momento correto de se expressar. Fique tranquilo e seja você mesmo.

Jamais minta para conseguir um emprego, você pode não ter o perfil necessário para aquela vaga, mas uma próxima oportunidade do seu interesse pode aparecer. Conquistar um emprego fora do seu perfil trará descontentamento tanto para você quando para o empregador.

Seguindo essas dicas você sairá bem em qualquer exame psicológico, mas o principal é ser você mesmo, fique tranquilo, pense antes de tomar qualquer atitude e falar qualquer besteira. Mas se mesmo assim você for reprovado, faça uma análise minuciosa de seu comportamento, com toda certeza você encontrará em que momento falhou. Não lamente e não sinta-se envergonhado. Aprenda com o fracasso para ser vitorioso em uma próxima oportunidade.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • gostava de receber mais informaçoes a respeto do teste psicotecnico

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.