Aprenda a recuperar peças antigas na decoração de casas

Dizem que as peças antigas eram feitas com muito mais capricho e dedicação, pois eram feitas manualmente uma a uma. Além do mais, elas…

Dizem que as peças antigas eram feitas com muito mais capricho e dedicação, pois eram feitas manualmente uma a uma. Além do mais, elas eram cheias de detalhes trabalhados que as deixavam super charmosas, e os ambientes onde elas estavam inseridas ficavam muito bonitos e bem decorados. Uma casa rústica traz conforto e aconchego para os seus moradores e para as suas visitas. Por isso, aprenda a recuperar peças antigas para a decoração de casas.

Se você estava mexendo nas coisas antigas da sua avó e encontrou jarras, tigelas, travessas ou outros objetos estranhos, saiba que eles podem ser facilmente recuperados. Para tanto, você precisará apenas sabão de coco e água morna. Depois, passe um pano embebido em querosene pela peça, lustrando-a com uma flanela seca para deixá-la com um brilho excepcional.

Os objetos antigos feitos de alabastro também ficam lindos na decoração de casas, pois eles dão aspecto luxuoso ao local. Antigamente, os objetos eram confeccionados minuciosamente, tendo os seus desenhos todos decorados com detalhes elegantes. Portanto, se você tem um objeto de alabastro antigo e pretende recuperá-lo, preste atenção às manchas encontradas nele para saber limpá-lo corretamente. Se as manchas forem de poeira ou de fumo, lave o objeto com água e sabão de coco, enxaguando-o em água corrente até que todo o sabão escorra. Para secá-lo, passe um pedaço de camurça para não riscar o material. Porém, se as manchas forem de gordura, os produtos mais utilizados para a sua limpeza são o talco ou a essência de terebintina usados delicadamente com um pano macio.

Os espelhos antigos ficam perfeitos em um banheiro com decoração rústica. Na sala de jantar, eles também deixam o ambiente maravilhoso. Sendo assim, se você encontrar um espelho antigo bonito, mas ele estiver manchado, amarelado e sem brilho, há como recuperá-lo e deixá-lo brilhando. Se ele estiver muito embaçado, passe uma folha de jornal embebida em álcool pela superfície e, para secá-lo, use uma folha de jornal seca. Se ele tiver manchas de tinta, a solução é usar um pouco de vinagre aquecido com um pano macio, mas para reavivar o reflexo produzido por ele, use uma solução feita de partes iguais de vinagre e água, secando-o com uma flanela seca. Para conservar melhor o seu espelho, deixe-o longe do sol e do calor, que o torna turvo e escuro, com manchas que não podem ser removidas.

Leia Também:  Móveis para Decoração de Casas

Essas são algumas dicas de como recuperar peças antigas para a decoração da sua casa, que ganhará um aspecto rústico e confortável com eles. Remexa as velharias da casa da sua avó e descubra a beleza dos objetos antigos.

Top