Aprenda a Preparar as Roupas de Cama para o Inverno

Redacao 28/06/2011 Serviços

Com a chegada do inverno, é importante verificar as roupas de camas para essa estação, visto que ao ficarem muito tempo dentro do guarda roupa, durante os dias mais quentes, podem abrigar pó e aquele cheiro de guardado, que não combinam nada com o aconchego do frio .Isso gera alergias, que causam espirros que são desagradáveis, e podem afetar o sono. Em geral, quem tem problemas relacionados à respiração, e doenças como sinusite, renite, asma e bronquite, são mais atingidas.

No inverno, há um aumento da ocorrência de alergias respiratórias, e como já mencionado, as pessoas sofrem, pois alem de espirros apresentam tosses, corizas, coceira na garganta e olhos. E muitas vezes a causa pode vir das roupas de cama, que ficaram guardadas por muito tempo. De acordo com especialistas, o mofo e a poeira podem ser vilões, pois sua incidência é maior principalmente no frio. Por isso, é essencial verificar o que está causando o problema.

E é claro que o médico é a melhor opção para se chegar a um diagnostico e evitar a situação, e seguir o tratamento indicado pelo especialista, que pode prescrever anti-alérgicos. Mas em casa, o que pode ser feito para evitar ou amenizar essa situação desagradável? Primeiro, a casa precisa ser limpa todos os dias, para assim, não ficar propicio para abrigar germes prejudiciais a saúde de todos, mas principalmente dos que possuem problema respiratórios.

Dentro do quarto podem ser encontrados os ácaros, a poeira e resíduos de pele, em travesseiros, fronhas, cobertores e colchões. Tudo isso causa alergia, e se permanece um período longo guardado sem lavar, mais esses micro-organismos se reproduzem, afetando ainda mais quem os utiliza sem higienizar antes.
Por isso, procure lavar sempre as colchas, edredons, lençóis, cobertores, e expor o colchão e travesseiros ao sol, sempre que possível, ao ar livre.

Quando o tempo estiver favorável, deixe as janelas abertas para uma ventilação adequada, os colchões precisam de higienização e depois ser forrado com uma capa impermeável devidamente limpa. O travesseiro também precisa receber o mesmo cuidado. Frequentemente, lavar as fronhas, lençóis, para evitar ácaros e pó. Dê preferência aos edredons ao invés de cobertores, são mais práticos para lavar, e se possível de quinze em quinze dias. Na hora de tirar o pó, dos móveis, use um pano úmido, pelo menos duas vezes por semana ou mais. As janelas também merecem cuidados, pois abrigam também pó.

As cortinas devem ser leves e lavadas a cada quinze dias. Utilize também, o aspirador de pó, caso a cãs tenha tapetes, mas use-o também nas cortinas e carpetes. Tenha cuidado com os animais, por causa dos pelos que podem soltar na casa. Evite que gatos e cachorros fiquem dentro de casa e dos quartos, e nas camas, se possível. O cigarro é um inimigo para quem possui problemas respiratórios, então evite fumar dentro de casa ou nos quartos. Outra coisa, não deixe livros, brinquedos de pelúcia, caixas e objetos que abrigam poeira dentro dos quartos. Se precisar pintar, usar solventes e inseticidas deixe o ambiente ventilar até sair todo o cheiro.

Com essas medidas, você irá preservar a saúde de sua família, mas sempre busque auxilio de um médico quando necessário

Outros artigos

Fotos da Antonia Fontenelle no Paparazzo

29/11/2008

Fotos da Antonia Fontenelle no Paparazzo

A estrela da vez no site do Paparazzo é Antonia Fontenelle, o ensaio saiu ao estilo "Madonna". Para quem não sabe, o sucesso repentino da loira se deve a peça de tea...

SKY TV por Assinatura Promoção e Ofertas

10/01/2011

SKY TV por Assinatura Promoção e Ofertas

Se você deseja os melhores serviços em TV por assinatura, conheça agora as maiores promoções da Sky, e tenha acesso aos melhores canais de entretenimento, esport...