Aprenda a plantar alho e cebola em casa

Aprenda a plantar alho e cebola em casa. Isso mesmo! Essa dupla indispensável na cozinha pode ser cultivada de forma caseira, sem a necessidade…

Aprenda a plantar alho e cebola em casa. Isso mesmo! Essa dupla indispensável na cozinha pode ser cultivada de forma caseira, sem a necessidade de aditivos químicos. Leia a matéria e aprenda a técnica de plantio.

Mesmo morando em casas cada vez menores, as pessoas demonstram o interesse em ter uma horta caseira. Esse espaço é perfeito para cultivar alimentos naturais, orgânicos e saudáveis. Uma boa sugestão de cultivo é o alho e a cebola, dois condimentos que não podem ficar de fora do preparo das refeições.

Aprenda a plantar alho e cebola em casa. (Foto Ilustrativa)

Aprenda a plantar alho e cebola em casa. (Foto Ilustrativa)

Leia mais: Como fazer uma horta

Aprenda a plantar alho e cebola em casa

Aprenda a plantar alho e cebola em casa com as dicas a seguir:

Como plantar alho?

O alho se destaca como um ingrediente fundamental na cozinha. Ele é usado para temperar diferentes pratos, incluindo assados, cozidos e até mesmo crus. Também é conhecido mundialmente por conta das suas propriedades medicinais.

A planta que dá origem ao alho tal como conhecemos pode atingir até 120 cm de altura.  O seu cultivo em casa requer cuidados, especialmente no que diz respeito ao clima, a luminosidade e a preparação do solo.

Plante alho na sua horta em apenas alguns passos. (Foto Ilustrativa)

Plante alho na sua horta em apenas alguns passos. (Foto Ilustrativa)

Para plantar o alho, coloque o dente numa jardineira com terra, buscando uma profundidade de 5 cm. Lembre-se de deixar a parte fina voltada para cima, pois assim a raiz vai brotar na direção certa. A cabeça de alho será formada em até 36 semanas após o plantio.

O solo para cultivar alho deve ser leve, rico em matéria orgânica e bem drenado. No início do cultivo, para que a planta cresça, o ideal é regar diariamente e manter a terra úmida. Dez dias antes da colheita, no entanto, a irrigação deve ser suspensa. Com relação à luminosidade, o alho precisa receber luz solar direta pelo menos 1 hora por dia.

Leia Também:  Produtos ideais para fazer coques e tranças

Saiba mais: Benefícios do alho para a saúde

Como plantar cebola?

A cebola, assim como o alho, é um ingrediente fundamental para preparar as refeições. Ela faz muito bem para a saúde humana, mas pode ser tóxica para os animais domésticos. Sua planta chega a atingir 50 cm de altura, formando folhas ocas e longas.

A plantação de cebola é feita com sementes ou pequenos bulbos, preparados especialmente para usar como muda. O cultivo deve acontecer em solo rico em matéria orgânica e bem drenado. A profundidade recomendada para colocar a semente ou o bulbo é de 3 cm. O espaçamento ideal entre as plantas é de 30 cm.

Também vale a pena ter cebola na horta doméstica. (Foto Ilustrativa)

Também vale a pena ter cebola na horta doméstica. (Foto Ilustrativa)

O clima ideal para plantar cebola é de 13°C a 28°C. Com relação à luminosidade, o recomendado é que o sol incida diretamente por pelo menos 1 hora ao dia. A irrigação deve ser frequente enquanto a planta estiver crescendo. Por fim, a colheita poderá ser realizada de 85 dias a 300 dias após a semeadura, tudo depende das condições climáticas da região.

Veja também: Conheça todos os benefícios da cebola roxa

É importante que você aprenda a plantar alho e cebola em casa, pois só assim é possível criar uma horta doméstica bem variada. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre bem-estar.

 

Top