Aprenda a montar uma sala de cinema em casa

Assistir a um filme, no cinema,  nem sempre, é o programa favorito. No entanto, ver um programa ou  filme em um tela enorme,  com…

Por Redacao em 18/10/2011

Assistir a um filme, no cinema,  nem sempre, é o programa favorito. No entanto, ver um programa ou  filme em um tela enorme,  com luz baixa, faz diferença. Sendo assim,  muitas pessoas querem uma sala de cinema, exclusiva,  dentro de  casa, disponível para quando quiser. Ter um cinema em casa, permite  que você assista a programas e filmes, com comodidade, sem enfrentar fila ou trânsito!

O primeiro passo, é separar uma sala diferente daquela em que se recebe os amigos. A sala de cinema deve ser um ambiente com boa acústica e apenas para assistir filmes, programas ou qualquer coisa que se queira. O espaço não pode ser tão pequeno. Para uma sala de 4 metros quadrados, a arquiteta Alzira Gonçalo, recomenda que se deixe 2,5 metros de distância mínima entre a primeira poltrona ou sofá e a tv.

Nesse espaço  é preciso comportar um grande telão (para áreas de no mínimo 20m²), com imagem de alta definição e alguns espaços para quem vai assistir. Para transmitir a imagem, você pode escolher um dos projetores multimídias disponíveis no mercado, que transmitirá a imagem através de um telão. Porém, quem tem a intenção de usar a sala durante o dia, a sugestão é usar uma tv, a menos que a sala seja totalmente escura, pois os projetores, normalmente são, sensíveis à presença de luz.

Depois de pensar no telão, é hora de verificar o som. Para alta resolução, você pode apostar em um DVD player, com home theater acoplado, garantindo um som “tridimensional”, diferente daqueles estéreos que  ouvimos pela televisão. Verifique na loja ou junto ao vendedor, qual o  tipo e modelo disponível, que melhor se encaixa no perfil de onde será instalado. As opções de mercado são basicamente: DTS, Dolby Digital, 5.1, 6.1.

Normalmente, os que são vendidos no mercado têm cinco caixas acústicas. As caixas dianteiras, sempre alinhadas, devem ser colocadas junto à tv ou projetor e as  traseiras,  não muito próximas a quem vai assistir.

Para o ambiente ficar ainda mais aconchegante, além de poltronas confortáveis, invista em um sistema de ar-condicionado, porém, se optar por um ventilador, a opção de teto não será má ideia.

Com uma boa pesquisa, é possível encontrar preços acessíveis. Sem gastar uma fortuna, você terá um cinema em sua casa,  luxuoso e diversão garantida. Não esqueça a pipoca!

Top