Aprenda a lidar com pessoas que criticam demais

Para certas pessoas, tudo o que você ou os outros fazem está errado. Além disso, elas não se contentam em engolir o que acham…

Para certas pessoas, tudo o que você ou os outros fazem está errado. Além disso, elas não se contentam em engolir o que acham estar errado e expressam tudo o que pensam, muitas vezes chegando a ofender as pessoas. Elas são pessoas prepotentes e se acham perfeitas. Por isso, creem ter o direito de criticar tudo e todos. Portanto, se você conhece alguém assim, aprenda a lidar com pessoas que criticam demais.

Se essa pessoa for alguém próximo a você como um familiar ou um amigo, não tenha medo. Simplesmente sente-se com ele ou ela e diga-lhe exatamente o que sente quando é criticado por ele ou ela. Muitas vezes, os críticos criticam porque nunca foram criticados. Ou seja, porque ninguém teve a coragem de dizer que eles acabam sendo chatos por acharem quve tudo está errado. Então, se você lhes servir como um espelho, eles poderão se enxergar e ver que também não são perfeitos e refletirão sobre as suas ações.

No entanto, se essa pessoa for alguém distante e com quem você não tenha muita afinidade, apenas ignore as suas críticas, pois ela nem te conhece direito para apontar os seus erros. Então, quando ela estiver por perto, saia do local ou vire-se para conversar com outra pessoa, pois se ela é crítica com você, também o é com os outros, que devem ter a mesma opinião sobre ela que você.

Agora, se o crítico é seu chefe, não há o que fazer. Ouça as críticas com paciência e tente segui-las, porque você precisa do emprego. Entretanto, assim que não precisar mais dele, diga ao seu patrão que não gostava quando ele lhe criticava, muitas vezes sem razão. Somente assim, você poderá respirar aliviado.

Leia Também:  Batons líquidos marcas e preços

Muitas vezes, receber críticas é ruim, pois os nossos erros são apontados. Algumas vezes, elas são feitas sem motivo, porém, em outras, com motivos. Portanto, precisamos saber separar quais são as críticas que devem ser ouvidas e quais devemos esquecer. Para tanto, há dois tipos de críticas: as destrutivas, que só nos fazem mal e as construtivas, que colaboram para o nosso crescimento pessoal e/ou profissional. Sendo assim, não tampe os ouvidos sempre que alguém vier com uma crítica, porque às vezes, elas poderão te ajudar.

Ser crítico é não ser alienado, aceitando tudo o que os outros dizem. Porém, há um limite para a criticidade. Por isso, se você conhece alguém que faz críticas demais, causando danos às vidas alheias, afaste-se dele, ignore-o ou, se achar melhor, diga-lhe o que sente para que ele perceba que também comete erros. Somente assim ele enxergará que também tem defeitos e parará de olhar tanto para a vida dos outros.

Top