Aprenda a fazer um sabão caseiro contra pulgas

Frequentemente os cães são acometidos por pulgas e carrapatos, que irritam, coçam e enfraquece seu animalzinho. Por causa desses parasitas é comum os animais…

Frequentemente os cães são acometidos por pulgas e carrapatos, que irritam, coçam e enfraquece seu animalzinho. Por causa desses parasitas é comum os animais apresentarem feridas – devido às coceiras – e com fezes repletas de vermes.

Se livrar destes males é possível e pode ser feita de forma barata e caseira, através da receita de sabão de Neem. O óleo de Neem é um composto inofensivo que pode ser usado como inseticida natural. Seu uso doméstico não apresenta toxidade, pois o homem e os animais de estimação podem usá-lo tranquilamente.

Como fazer o sabão?

Os ingredientes necessários para fazer este produto são simples e fáceis de serem encontrados. Você precisará de uma barra de 200 gramas de sabão glicerinado, 20ml de óleo de Neem e 10 gotas de óleo essencial de citronela, cravo ou eucalipto.

Para preparar é só colocar o sabão em banho Maria e aguardar até que ele comece a derreter e ficar cremoso. Depois retire do fogo e aguarde esfriar até os 40º graus, é importante medir a temperatura com um termômetro para não perder o ponto. Adicione e mexa bem os óleos, coloque o conteúdo em formas e leve ao congelador por pelo menos 20 minutos.

Se você não quiser produzir o sabão você mesmo, é possível encontrar este produto pronto em lojas de produtos naturais. O óleo de Neem é  benéfico para os animais e além de ser usado no banho também pode ser borrifado, caso a infestação no animal seja muito grande.

Para identificar se seu animal está ou não sendo atacado por estes parasitas é preciso ficar atento aos sinais que ele apresenta. Os animais de pêlo cumprido devem ser escovados todos os dias e é neste momento que você deve checar se ele está com pulgas.

Leia Também:  Sabão caseiro: Receita com gorduras usadas na cozinha

Para evitar que os cães sejam acometidos por este inconveniente é importante manter os tapetes, assoalhos e pisos sempre limpos. Mantenha os objetos do cachorro bem limpos e evite  usar inseticidas tóxicos. Agora se sua casa estiver empesteada com esses parasitas, cubra toda a extensão da casa com jornais até que o problema seja resolvido.

Top