Aprenda a fazer inscrição para o Enem

Aprenda a fazer inscrição para o Enem

Os interessados em fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devem realizar a inscrição pela internet a partir desta segunda-feira (28). Os candidatos…

Por Editorial MDT em 28/05/2012

O resultado final da prova estará disponível para consulta no dia 28 de dezembro.

Os interessados em fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devem realizar a inscrição pela internet a partir desta segunda-feira (28). Os candidatos devem acessar o site http://portal.inep.gov.br/enem e completar as informações estabelecidas até o dia 15 de julho. Após a inscrição, é necessário pagar uma contribuição até o dia 20 de junho. Confira a seguir as regras necessárias para participar da prova.

Leia mais: Inscrições para o Enem abrem nesta segunda-feira

Sistema

Para realizar a inscrição, é necessário completar no sistema o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do RG, documentos obrigatórios para realizar a prova. Ainda é estabelecido que o candidato registre um endereço de e-mail ou um número de telefone celular válido. Aqueles que precisarem de atendimento diferenciado, como é o caso de deficientes físicos, lactantes também devem apontar a condição.

Taxa de inscrição

Os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 35 através do GRU (Guia de recolhimento da União) determinada ao longo da inscrição.  São isentos os estudantes de escolas públicas, que terminam o ensino médio este ano. Para confirmar a informação, a escola que estudam deve estar registrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la ao longo da inscrição. Também estão isentos da cobrança aqueles que alegaram carência socioeconômica ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A solicitação da isenção deve ser realizada através do sistema.

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, no horário de Brasília.

Acompanhamento

Para acompanhar a inscrição, o candidato deve arquivar o número de inscrição e a senha ministrados pela sistema. Os números também são determinados para consultar os resultados individuais depois da prova e para fazer a inscrição no Sisu, no Prouni e no Fies com a nota do Enem.

Certificado de Conclusão

Aqueles que vão realizar o exame para concluir o ensino médio devem selecionar a instituição certificadora ao longo da inscrição. E preciso alcançar no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação para receber o diploma da instituição.

Cartão

O cartão de confirmação de inscrição com o número de inscrição; hora; data; local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso) será enviado pelo Correio para o endereço informado na inscrição. Ele também estará disponível no sistema de divulgação de local de prova no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova

O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro.

Prova

O Exame é composto de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e  ciências humanas e suas tecnologias, com quatro horas e meia de duração. No segundo dia, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologia; linguagens, códigos e suas tecnologias e mais a redação.

Leia também: Minha casa minha vida 2012-2013 – inscrições no programa

Resultados

O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro. O resultado final da prova estará disponível para consulta no dia 28 de dezembro.

Top