Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita

Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita. O fiel companheiro do arroz branco teve os seus segredos desvendados. Nessa matéria, você vai conhecer…

Por Isabella Moretti em 17/01/2016

Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita. O fiel companheiro do arroz branco teve os seus segredos desvendados. Nessa matéria, você vai conhecer o passo-a-passo para preparar um feijão cremoso, saboroso e bem nutritivo.

Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita. (Foto Ilustrativa)

Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita. (Foto Ilustrativa)

Se você é um iniciante na cozinha, então provavelmente tem algumas dúvidas sobre como preparar os pratos básicos, como é o caso do feijão. Essa iguaria, que não pode faltar na mesa dos brasileiros, tem várias etapas de preparação, por isso a sua receita não é tão fácil como parece.

Leia mais: Os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um

☰ CONTEÚDO

Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita

Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de feijão carioca
6 xícaras (chá) de água
2 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de óleo
1 folha de louro
Bacon picado
Sal à gosto

Deixe o feijão mais saboroso com um pouco de bacon. (Foto Ilustrativa)

Deixe o feijão mais saboroso com um pouco de bacon. (Foto Ilustrativa)

Modo de preparo

1. Inicie a receita selecionando os grãos de feijão. Remova todas as impurezas.

2. Deixe o feijão de molho na água, por no mínimo 3 horas. Essa etapa é muito importante para que os grãos liberem os gases e desse modo o prato não fique tão pesado.

3. Descarte a água onde o feijão ficou de molho.

4. Coloque o feijão na panela de pressão, juntamente com 6 xícaras de água e uma folha de louro. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.

5. Desligue o fogo e faça com que a panela solte toda a pressão. Os modelos mais modernos já possuem recursos que fazem isso. No caso de uma peça antiga, o ideal é colocá-la um pouco embaixo da água antes de abrir.

6. Se tudo correr como o previsto, o feijão estará molinho. No entanto, se o grão ainda estiver duro, volte a panela de pressão ao fogo e deixe por mais 10 minutos.

O feijão precisa ficar molinho. (Foto Ilustrativa)

O feijão precisa ficar molinho. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Qual o tipo de feijão mais saudável

7. Assim que o feijão estiver cozido, separe a porção que será consumida no dia para temperar. O restante deve ser congelado, em postinhos de plástico.

8. Em uma frigideira, coloque o óleo e o alho picado. Deixe fritar bem até dourar. Na sequência, adicione o alho frito ao feijão em uma panela e misture bem.

9. Acrescente o bacon picado (sem fritar) e o sal a gosto. Se o caldo estiver muito ralo, separe alguns grãos de feijão, amasse-os e volte a colocá-los na panela. Essa estratégia favorece a liberação de amido e, consequentemente, engrossa o caldo.

10. Deixe o feijão ferver por 10 minutos, pois assim o caldo ficará mais cremoso e saboroso.

Veja também: Receita de feijão branco

Aprenda a fazer feijão simples: a melhor receita. Seguindo essas dicas, com certeza você vai tornar o almoço e o jantar da sua família muito mais gostoso. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

 

Top