Aprenda a fazer decoração com patchwork

Alguns pedaços ou sobras de tecidos quando acham mãos habilidosas podem garantir belíssimos trabalhos que são chamados de patchwork, uma técnica artesanal que emenda…

Por Redacao em 25/10/2011

Alguns pedaços ou sobras de tecidos quando acham mãos habilidosas podem garantir belíssimos trabalhos que são chamados de patchwork, uma técnica artesanal que emenda pedaços de tecidos para decoração de diversos tipos. Mas como transformar retalhos em desenhos decorativos para almofadas, cadernos, caixas e até cabeceira de camas?

Cuidados com o material usado

Guarde os moldes usados para repetir aplicações ou indicar para alguém. Para fazer os trabalhos, o ideal é usar um tecido 100% algodão, que pode ser o tricoline, tanto para a parte interna quanto nos avessos, isso garante a melhor qualidade o trabalho e bom acabamento do produto. Esse tecido deve ser lavado com água e sabão neutro antes de ser aplicada a técnica de patchwork. Na hora de escolher a estampa você pode usar a criatividade e optar por tecidos lisos, estampados, coloridos, xadrez, floral, poás, desenhos geométricos ou com listras.

Se você for costurar com sua máquina, ela precisa ser 100% algodão, bem como as linhas próprias para quilt e antes de iniciar, coloque agulha nova na sua máquina para evitar pequenos furos e deixar o trabalho feio. Guarde os retalhos que sobraram em um saco de tecido com forro para conservar o material por mais tempo.

Aula em vídeo

E que tal aprender a fazer uma cabeceira para sua cama utilizando as técnicas de patchwork? Se você está interessada, clique aqui e assista ao vídeo explicativo que mostra o passo-a-passo para iniciantes.

Para quem gosta de dar presentes, uma embalagem bonita e personalizada pode dar um charme a mais. Com patchwork você consegue fazer uma caixinha linda e na tampa enfeitar com tulipas originais feitas de tecido. Clicando aqui você vê o vídeo que ensina como fazer.

Para inspirar…

Quem está começando a trabalhar com patchwork vai precisar olhar muitas ideias antes de fazer seu próprio trabalho, inspire-se nas fotos acima, retiradas do Decor8 e que permitem a você fazer tudo que quiser!

Usar patchwork na decoração vai ser bom para o seu bolso e para a beleza da sua casa, com produtos finais exclusivos e que terão a sua cara. Invista nessa moda e tenham em casa obras de arte feitas por você, com estilo, sofisticação e muita diversão, as peças vão se formando de retalho em retalho, colorindo e alegrando todo o ambiente!

Top