Aprenda a fazer conservas caseiras

Fazer conservas caseiras pode parecer meio estranho nos dias atuais diante de tanta modernidade. Mas é simples de responder, os enlatados e conservas industrializadas…


Fazer conservas caseiras pode parecer meio estranho nos dias atuais diante de tanta modernidade. Mas é simples de responder, os enlatados e conservas industrializadas não tem o mesmo sabor e não são preparadas da mesma forma.

O preparo da conserva requer todo um ritual necessário para que de certo. Os alimentos devem ser bem lavados e saudáveis para depois se tornarem uma deliciosa conserva. As conservas de legumes são as mais comuns e mais fáceis de fazer em casa, já as de frutas são um pouquinho mais complicadas, mas nada que assuste apenas alguns detalhes a mais.

Acompanhe abaixo uma deliciosa receita de conserva de pepino para servir no jantar ou como aperitivo.

Conserva de pepino

Ingredientes

– 1 kg de pepino para conserva

– água temperatura ambiente

– 3 folhas de louro

– pimenta preta em grão a gosto

– sal a gosto

– 1 litro de vinagre branco

– 1 cebola grande cortada em rodelas

Modo de fazer

Primeiro você lava os pepinos e retira as duas extremidades. Reserve. Em vidros próprios para conservas você coloca os pepinos um a um e vá adicionando algumas fatias de cebola até que o vidro esteja cheio.

Coloque até a metade do vidro de vinagre branco, acrescente a pimenta, as folhas de louro, o sal e complete o resto com a água. Tampe o vidro e coloque com a tampa para baixo em uma panela grande com água fria, leve ao fogo para ferver por 15 minutos.

Com esse processo a conserva vai ser fechada a vácuo e vai durar por muito mais tempo. Esse processo pode ser feito em qualquer tipo de conserva, o prazo de validade gira em torno de seis meses.

Continuar Lendo  Comer menos gordura é suficiente para emagrecer

Dicas:

Essa mesma receita pode ser usada para todos os legumes, exceto com a beterraba que precisa levar uma fervura antes para ficar mais macia.

Essa é uma maneira de comer legumes fora da estação por um preço bem acessível, fazendo economia.

Depois de aberto conserve na geladeira para que não estrague.

 

Top