Aprenda a estimular a imaginação das crianças

Aprenda a estimular a imaginação das crianças para que ela se transforme em um adulto mais criativo e capaz de produzir ideias. Na infância,…

Aprenda a estimular a imaginação das crianças para que ela se transforme em um adulto mais criativo e capaz de produzir ideias. Na infância, a aprendizagem lúdica é fundamental para o desenvolvimento da mente. É através da fantasia que a criança consegue desenvolver habilidades importantes para o seu futuro.

Aprenda a estimular a imaginação das crianças. (Foto: Divulgação)

A importância da imaginação para a criança

Ao nascer, uma criança tem 100 bilhões de células fresquinhas em seu cérebro. As conexões estabelecidas por essas pequenas estruturas fazem com que o aprendizado aconteça com mais rapidez e facilidade. Todas as atividades que são desenvolvidas com a criança, nos primeiros anos de vida, servem de estímulo para o cérebro.

A imaginação de uma criança começa a se manifestar a partir de um ano e meio de idade, através da brincadeira. Ela começa a se render a um universo de “faz de conta”, muitas vezes tentando imitar o que os adultos fazem.

A imaginação na infância é fundamental para o desenvolvimento da criança. É através da mente imaginativa que os pequenos conseguem ampliar o vocabulário, solucionar problemas e controlar situações. Não se trata de viver em um mundo paralelo, mas sim em entender o mundo pelo foco do imaginário.

Veja também: Descubra como estimular a criatividade da criança

Aprenda a estimular a imaginação das crianças

Existem formas de estimular a mente imaginativa. Aprenda a estimular a imaginação das crianças:

1. Leia para uma criança

A leitura estimula a imaginação, pois a criança cria a imagem dos personagens e os cenários na sua mente. É importante que os pais criem o hábito de ler livros para os filhos, procurando sempre obras com desenhos grandes e coloridos. Outra técnica interessante para fazer a criança se envolver com a história é representando o que está escrito nas páginas, através de mímicas e sons.

A criança deve explorar novos lugares. (Foto: Divulgação)

2. Ofereça lugares e atividades para explorar

Se você não sabe como estimular a imaginação da criança, comece oferecendo lugares que ela possa explorar. Experimente levá-la para um passeio na fazenda ou no parque. Também é interessante matriculá-la em uma oficina de música, artesanato ou teatro. Esse tipo de atividade estimula a mente imaginativa e ajuda a fazer novos amigos.

3. Dê brinquedos e fantasias

Para que a imaginação se desenvolva, é importante fornecer materiais para as crianças, como é o caso dos brinquedos lúdicos e das fantasias. Quanto mais simples for o item, melhor. Brinquedos muito avançados e ativos costumam deixar a imaginação passiva.

4. Faça músicas

Todo adulto deve encorajar a criança a cantar, dançar e tocar instrumentos musicais. A composição de músicas infantis com rimas fáceis é um ótimo estímulo para a imaginação.

As brincadeiras de faz de conta contribuem com a imaginação. (Foto: Divulgação)

5. Estimule o faz de conta

É fundamental estimular a brincadeira de “faz de conta” entre as crianças. Se o seu filho, sobrinho ou afilhado não sabe brincar sozinho, convide um amiguinho e proponha atividades. A maioria das brincadeiras imita a vida real, como mamãe e filhinha, escritório, escolinha, entre outras. E lembre-se: nada de deixar os pequenos o dia todo na frente da TV. É preciso brincar para imaginar.

É importante que você aprenda a estimular a imaginação das crianças, pois só assim é possível torná-las mais criativas para a vida.


Top