Aprenda a escolher o ar-condicionado ideal para a casa

Como os verões brasileiros estão ficando cada vez mais quentes, o número de aparelhos de ar condicionado tem aumentado constantemente. Segundo alguns comerciantes, a…

Como os verões brasileiros estão ficando cada vez mais quentes, o número de aparelhos de ar condicionado tem aumentado constantemente. Segundo alguns comerciantes, a porcentagem de condicionadores vendidos no verão aumenta 50%. No entanto, para cada ambiente, é preciso um tipo de aparelho, tanto para a economia de energia quanto para o conforto das pessoas. Por isso, aprenda a escolher o ar-condicionado ideal para a sua casa.

Antes de comprar o seu ar-condicionado, avalie a incidência da luz solar no ambiente em que ele será instalado. Quanto maior essa incidência, maior deve ser a potência do aparelho a ser adquirido.

Além disso, outro fator que interfere na potência do ar-condicionado a ser escolhido é o tamanho do ambiente que receberá o refrigerador. A unidade de medida utilizada para fazer a medição da quantidade de calor presente em um ambiente e da quantidade de calor a ser retirada ou adicionada em um local, para que o conforto técnico seja alcançado é a unidade inglesa BTU, ou seja, a British Thermal Unit. Os aparelhos podem ter de 7.000 BTU’s a 30.000 BTU’s. Para tanto, há uma tabela para que você saiba qual a melhor potência, para o lugar em que o aparelho será colocado. Além do seu tamanho, é preciso saber a incidência solar local. Em uma área de 6m², por exemplo, seria necessário um ar-condicionado com 7.500 BTU’s de potência, enquanto uma de 60m² pediria um de 21.000 BTU’s, em casos em que houvesse sol apenas de manhã e um de 30.000 BTU’s para ambientes que recebem o sol durante toda a tarde ou o dia inteiro.

Após saber a potência que o seu ar-condicionado precisará ter, é preciso saber que existem 3 tipos de aparelhos. O split pode ser móvel ou fixo, sendo que ele possui uma parte a ser instalada do lado de fora e outra, do lado de dentro da casa. Como o seu condensador fica do lado externo do ambiente, o nível do ruído é muito baixo e ele mantém o ar local confortável e com temperatura controlada. Além do mais, ele possui um sistema de filtragem do ar, o que facilita muito na sua manutenção.

Leia Também:  Ar Condicionado Pelo Menor Preço

Os aparelhos de ar-condicionado portáteis são os mais práticos, pois não é necessário fazer um buraco na parede, não causando gastos com instalação, e podem ser levados para qualquer cômodo da sua casa. O seu funcionamento consiste em retirar o ar quente do ambiente e jogá-lo para fora. Por isso, ele tem um cano que precisa ser colocado em uma fresta na janela ou na porta, o que também garante a renovação do ar e, para completar, há um reservatório onde fica armazenada a água acumulada, durante o processo, que precisa ser esvaziado com certa frequência, para que não transborde.

Por último, há o ar-condicionado de janela, que é o mais simples e o mais compacto, porque ele é feito em apenas um bloco. Portanto, o seu consumo de energia é o mais baixo de todos, principalmente as suas versões mais modernas.

Para deixar a sua casa sempre fresquinha, é necessário saber escolher o ar-condicionado perfeito para o seu ambiente. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado sobre o tamanho e a incidência do sol no local. Além disso, você tem de saber se prefere a praticidade ou a economia, com o seu ar-condicionado.

 

Top