Aprenda a Escolher a Cortina Ideal Para Cada Ambiente

Quem está com vontade de inovar a decoração da casa, com certeza deve pensar na cortina ideal para cada ambiente. As peças costumam vestir…

Por Isabella Moretti em 01/09/2011

Quem está com vontade de inovar a decoração da casa, com certeza deve pensar na cortina ideal para cada ambiente. As peças costumam vestir as janelas com originalidade, seguindo um determinado estilo e procurando adicionar funcionalidade ao lugar. As novas tendências apresentam cortinas modernas, práticas e que adicionam diversos benefícios aos cômodos decorados.

Antes de iniciar uma pesquisa nas lojas para encontrar o modelo de cortina perfeito, é necessário verificar a disponibilidade do orçamento. Em seguida entenda quais as funções que esse acessório exerce no espaço e procure fazer as melhores combinações com os outros elementos. Considere ainda a presença de versões modernas no mercado, principalmente se a proposta de decoração for contemporânea.

As cortinas ajudam a compor ambientes aconchegantes e receptivos, além de exercer importantes funções dentro de casa. As peças costumam regular a entrada de luz em cada espaço, determinando assim a iluminação perfeita. A sensação de privacidade é outro ponto garantido pelo uso de cortinas ao decorar.

Sugestões para escolher a cortina ideal

– Fique atento as medidas: tenha conhecimento sobre as dimensões da janela para conseguir comprar a peça adequada. As informações sobre largura e altura são importantes, mas verifique também qual o caimento do tecido e suas vantagens para conseguir aproveitá-lo ao máximo em cada composição.

Contenha os exageros: os modelos de cortinas pesados, estampados e cheios de sobreposições estão fora de moda. Por isso, procure adotar peças sutis e equilibradas para compor o visual de um determinado ambiente. Prefira ainda os tecidos leves e suaves para que as janelas fiquem bem vestidas. Optar por cores neutras ou pastéis é uma forma de facilitar as combinações com móveis e objetos decorativos.

Considere a necessidade do ambiente: não há uma uniformidade para todos os tipos de cortinas, afinal, cada cômodo da casa combina com um modelo. Enquanto o home teather merece uma cortina escura e grossa para transformar o espaço num verdadeiro cineminha, as peças claras contribuem com a sensação de frescor e suavidade das áreas receptivas. Tenha cuidado com o uso de cortinas com cores vibrantes, elas podem ser desbotadas facilmente pela exposição ao sol.

Valorize o estilo da decoração: não dá para romper com a proposta decorativa, por isso o modelo de cortina precisa estar de acordo e realçar a beleza do ambiente. Por exemplo, cortinas com estampas florais ajudam a invocar uma atmosfera romântica, enquanto as lisas e listradas são perfeitas para a montagem de ambientes tipicamente contemporâneos.

Tecido e modelagem: a cortina ideal é confeccionada com um tecido que possui um bom caimento. Cuidado com os materiais finos ou com pregas porque eles indicam baixa resistência. Caso o objetivo da decoração com cortinas seja obter luminosidade no espaço, a dica é escolher modelos na cor branca ou até mesmo com algum detalhe que favoreça um pouco de transparência. O controle da luz no ambiente também pode ser feita por meio de um forro, que permitirá o efeito blackout caso seja necessário.

Possibilidade de inovação: com as novas tendências de decoração, algumas pessoas querem fugir das cortinas convencionais. Nesse caso é necessário buscar os melhores resultados com o uso de persianas. Modernas e eficientes, elas oferecem praticidade para o controle da iluminação e transformam os ambientes. Encontradas nas versões horizontais e verticais, as persianas adicionam um toque de charme à composição e são mais caras.

Aproveite as idéias para escolher a cortina perfeita e use o bom gosto para melhorar a decoração de cada ambiente

Top