Aprenda a emitir nota fiscal eletrônica prefeitura SP

A Prefeitura de São Paulo apresentou um grande passo rumo à modernização dos sistemas de atendimento ao cidadão. Estamos nos referindo ao sistema de…

A Prefeitura de São Paulo apresentou um grande passo rumo à modernização dos sistemas de atendimento ao cidadão. Estamos nos referindo ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica mais conhecida como Nota Fiscal Paulista. Para quem ainda não sabe, ele é um processo realizado através da internet que tem o propósito de arrecadação fiscal bem como trazer benefícios para os brasileiros.

Percebe-se que com este novo serviço, o cidadão passou a ter um conhecimento (de forma mais clara) sobre o funcionamento da arrecadação de impostos através do Poder Público, bem como ter acesso a alguns benefícios que não se resumem apenas em obras pela cidade, mas até mesmo descontos em outros tipos de serviços. Entretanto, muitas pessoas ainda estão encontrando dificuldades para emitir as notas fiscais através da internet. Por isso, o objetivo deste artigo é esclarecer suas dúvidas, acompanhe:

O procedimento em si é bastante simples, mas possui uma série de cuidados que requer atenção. Por questões que envolvem segurança, o fisco estabeleceu algumas regras que devem ser seguidas pelo contribuinte as quais estão relacionadas ao formato de informações enviadas pelo emitente, além da tecnologia adotada na transmissão. É preciso utilizar o formato XML. Este é um tipo de arquivo formado por uma estrutura de dados simples, mas bastante eficaz. Para que tudo ocorra normalmente, todo e qualquer arquivo só será aceito se for neste formato. Por conta disso, um manual com as informações necessárias foi disponibilizado dentro do formato especificado.

Saiba que no momento da emissão da Nota Fiscal é necessário apresentar a identificação do emitente e a validade jurídica através da assinatura digital que é garantida ao contribuinte. Salientamos que esta assinatura poderá ser adquirida através de um certificado digital onde o contribuinte obterá junto a uma Autoridade Certificadora. Quanto a tecnologia adotada pela Prefeitura de São Paulo foi a Webservices (WS), uma das que mais tem se destacado, nos últimos anos. Qualquer empresa pode emitir a Nota Fiscal Eletrônica desde que seja contribuinte de ICMS. No entanto, é preciso observar as duas formas e escolher a que sua empresa se encaixa. Em geral, existem 02 meios de se emitir Nota Fiscal Eletrônica: Utilizando o software gratuito da SEFAZ-SP ou através do próprio sistema que emite as Notas Ficais atuais. Para as empresas que têm volume elevado de Notas Fiscais, o ideal é fazer o uso da segunda opção, pois o processo é bem mais simplificado.

Continuar Lendo  Nota Fiscal Digital Mogi das Cruzes

Portanto, chegamos à conclusão que (com o passar do tempo) as empresas passarão a utilizar de forma prática e bastante comum a emissão de Nota Fiscal Eletrônica visto ser um procedimento simples e que beneficiará a sociedade com o recolhimento dos seus tributos.

Top