Aprenda a dizer “não” e melhore sua vida

O “não”, para muitas pessoas, é uma palavra muito forte, pois ele é a negação de tudo. Portanto, para não magoarem, entristecerem, ofenderem ou…

O “não”, para muitas pessoas, é uma palavra muito forte, pois ele é a negação de tudo. Portanto, para não magoarem, entristecerem, ofenderem ou agredirem outras pessoas, evitam essa pequena palavra, aceitando tudo o que lhes pedem ou lhes dizem. No entanto, às vezes é preciso dizer “não” para poder impor as suas ideias e para ser feliz consigo mesmo. Sendo assim, aprenda a dizer “não” e melhor a sua vida.

Algumas pessoas, para serem aceitas em um grupo, acabam acatando as ideias dos outros mesmo que não concordem com elas. Nesses casos, é preciso ter muita coragem e personalidade para saber dizer “não” e expor as suas próprias ideias. Então, mesmo que você cause alguma estranheza no começo, as pessoas passarão a te respeitar mais, pois você soube impor as suas opiniões.

Geralmente, as pessoas que não sabem negar têm dificuldades para darem respostas rápidas ou para sustentarem as suas opiniões em uma discussão. Porém, isso acontece simplesmente pela falta de treino, por elas sempre estarem acomodadas a concordarem com os outros. Portanto, se você pretende mudar de vida e começar a dizer “não”, não tenha medo de não conseguir defender as suas ideias. Com o tempo, você aprenderá a se defender com argumentos sólidos e claros.

O “não” muitas vezes é evitado porque temos medo de magoar, entristecer ou agredir o outro. Entretanto, se a negação for bem embasada, com argumentos concretos e verdadeiros, certamente haverá compreensão da outra parte, que não se ofenderá e nem entrará em conflito com você.

E isso acontece porque o nosso maior temor é sermos rejeitados pelos outros porque achamos que o “não” causará um impacto muito grande neles. Para nós, essa não é uma palavra natural e, portanto, superdimensionamos os efeitos que ela pode causar nas pessoas.

Leia Também:  Acetona e removedor de esmalte: entenda a diferença

Então, para se valorizar mais e ser mais coerente consigo mesmo, aprenda a dizer “não” de modo firme e natural. Sendo assim, você nunca mais precisará ir a festas que não quiser, assistir filmes que não gostar, obedecer quem não merecer, ou seja, ir contra a sua vontade. Não reprima os seus sentimentos e os seus desejos. Deixe que eles aflorem e, assim, sinta-se mais feliz e livre para espalhar as suas opiniões.

Um simples “não” pode melhorar bastante a sua vida, que será mais livre, sincera e sem temores. Quem sabe negar é torna-se uma pessoa mais engrandecida, respeitada e querida por saber expressar as suas opiniões e as suas vontades.

 

 

Top