Aprenda a deixar a Sala mais Aconchegante

O tamanho de uma casa não é o que determina se ela é confortável mas sim uma infinidade de outros fatores, como por exemplo…

Por Redacao em 29/08/2011

O tamanho de uma casa não é o que determina se ela é confortável mas sim uma infinidade de outros fatores, como por exemplo a quantidade de móveis que devem estar em equilíbrio e bem distribuidos. Muita gente costuma ver decoração em revistas especializadas e tenta adaptar a sua realidade e no final das contas, o que ocorre é uma verdadeira mistura de estilos, deixando o ambiente muito desorganizado. Não é impossível tornar o lar um cantinho maravilhoso, mas é necessário ter bom senso. Dessa forma, aprenda a deixar a sala mais aconchegante.

Para começar, o material usado no sofá já é uma boa orientação para deixar a sala mais aconchegante. Evite aqueles que são muito usados em varandas, geralmente os revestidos de fibras, que não são nada confortáveis e têm muito a ver com lugares externos, que estão expostos ao tempo. Uma alternativa é optar por aqueles estofados, maiores. Se nesse ambiente tiver televisão, então nada melhor do que investir em um sofá que também seja lugar para deitar, para relaxar. Para completar, use mantas e ainda coloque por perto vasos com flores, isso dá um toque um tanto quanto especial.

Acima do sofá, não desperdice espaço, mas conforme dito anteriormente, tenha bom senso. A parede pode abrigar quadros que devem estar em equilíbrio com o sofá, de modo que eles não atrapalhem quem está sentado. Eles não podem ser muito grandes se a sala for pequena, pois pode ficar desproporcional e a idéia de tornar a sala aconchegante vai para o espaço.

Um abajur não muito grande é uma boa opção para quem pretende deixar a sala mais confortável. Aliás, a luminosidade tem muito poder nesse sentido. Luzes indiretas dão um toque especial nos ambientes e elas podem ser utilizadas para quem pretende fazer uma decoração bacana nesse cômodo.

A cortina a ser usada também tem seu toque especial e quem tem sala pequena não deve comprar cortina que seja muito grande, comprida até o chão, com tecido muito grosso, pois assim ela não vai deixar muita luminosidade natural entrar no ambiente. Quem pretende deixar a sala mais agradável deve usar e abusar de cortinas claras e que tenham tecidos mais leve. Aquela que for crua pode combinar perfeitamente com a luz indireta, deixando o lugar bem mais acolhedor.

O piso usado na sala também está diretamente relacionado ao que se vê do local como um todo. O ideal é que ele esteja em completa harmonia com a iluminação e com os móveis, não provocando uma sobreposição de informação vinda dos móveis como do chão. Por exemplo, pisos muito escuros com móveis no mesmo tom, além de utensílios da mesma cor. O que acaba ocorrendo é a desvalorização do ambiente como um todo, pois nenhuma tonalidade se sobressai, dessa forma, ao invés de tornar o lugar mais interessante, ele acaba sendo visto como “uma coisa só”. O ideal é que cada um tenha sua cor, seu tom e cada móvel ou objeto decorativo o seu material tudo escolhido de modo harmônico, sem transgredir o gosto daquele que está morando no apartamento ou casa.

Top